Universidade Federal de Santa Catarina adere à Rede INESC Brasil
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinou no dia 15 de março, em Florianópolis, Santa Catarina, um acordo de integração na Rede INESC Brasil, rede de cooperação a ser gerida pelo INESC P&D Brasil.
Na cerimónia de assinatura estiveram presentes Roselane Neckel, reitora da UFSC, e Vladimiro Miranda em representação do INESC P&D Brasil. O presidente do INESC Porto, José Manuel Mendonça, enviou uma mensagem de vídeo que foi transmitida na cerimónia, “um gesto muito apreciado” por todos os presentes, testemunha o diretor Vladimiro Miranda, que também enaltece o papel incansável do professor António Simões Costa como mediador e impulsionador das conversações.
Cabe aliás referir que a anterior gestão da UFSC, sob a batuta do professor Prata, sempre havia sido entusiasta do projeto e é com enorme satisfação que se verifica que, havendo mudança de equipa gestora em, porventura, de perspetiva da política universitária, a nova equipa reitoral da UFSC continuou a valorizar a cooperação com o INESC TEC e com Portugal, com valioso sentido estratégico.
A UFSC encontra-se classificada pelo Webometrics Ranking of World Universities como a quinta melhor instituição de ensino superior da América Latina. A universidade destaca-se pelo trabalho desenvolvido em várias áreas que são relevantes para uma cooperação com o INESC TEC no seio da rede INESC Brasil e neste sentido cabe assinalar, apenas como exemplos, as áreas dos Sistemas de Energia ou da Gestão Industrial - áreas aliás onde há um bom registo histórico de cooperação e amizade entre grupos de investigadores da UFSC e Unidades do INESC TEC.