Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Micro I/O – Serviços de Electrónica, Lda, pela voz de Paulo Bartolomeu.

Fora de Série

"Nos dias maus, tenho a sensação que somos [Secretariado] infantaria em plena guerra de trincheiras. Nos dias bons, somos o rosto visível do sucesso da unidade." Pedro Almeida (LIAAD)

A Vós a Razão

"(...) o INESC TEC incorpora muitas mais áreas de atuação e parece-me que a sua crescente colaboração deve ser perseguida no futuro", Luís Pessoa (UTM)

Asneira Livre

"O fabuloso mundo da UESP é, de facto, um espaço onde as pessoas partilham as suas experiências profissionais, as vitórias dos seus projetos e os novos métodos que aprenderam", Maria Almeida (UESP)

Galeria do Insólito

Sabe a diferença entre uma mini e uma meia de leite? E entre um copo de vinho e um pingo?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC finaliza estudo para a REN

A Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC TEC terminou a 18 de fevereiro o “Estudo de Estabilidade Transitória e de Controlo de Tensão da Rede Nacional de Transporte (RNT) no Horizonte 2014” para a REN – Redes Energéticas Nacionais. A sessão de encerramento do trabalho, que começou a ser desenvolvido no início de 2011, decorreu nas instalações do INESC Porto (entidade que coordena o Laboratório Associado INESC TEC) e incluiu uma sessão técnica com a demonstração dos principais resultados obtidos.

Este trabalho de consultoria teve como questões centrais a garantia de segurança e de estabilidade da RNT e a necessidade de proporcionar condições para a ligação de novos centros eletroprodutores eólicos. Nesse sentido, no projeto avaliou-se a necessidade da colocação de uma classe específica de dispositivos FACTS (Flexible AC Transmission Systems) sobre a RNT.

Os dispositivos permitem controlar a tensão e suportar potência reativa em regime permanente, bem como prestar um suporte de tensão na sequência de curto-circuitos que possam ocorrer na RNT. Desta forma é possível reduzir ou evitar cortes de potência eólica e contribuir para a melhoria das condições de estabilidade da rede.

Além da USE, o projeto contou ainda com a participação de Luis Rouco do Instituto de Investigación Tecnológica, da Escuela Técnica Superior de Ingeniería (IIT) da Universidad Pontificia Comillas de Madrid, Espanha. A equipa da USE envolvida na execução do estudo foi liderada por João Peças Lopes, Manuel Matos e Carlos Moreira, contando ainda com a participação dos investigadores da USE Pedro Barbeiro, Henrique Teixeira, Hrvoje Keko, Helena Vasconcelos e Bernardo Silva.