Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Micro I/O – Serviços de Electrónica, Lda, pela voz de Paulo Bartolomeu.

Fora de Série

"Nos dias maus, tenho a sensação que somos [Secretariado] infantaria em plena guerra de trincheiras. Nos dias bons, somos o rosto visível do sucesso da unidade." Pedro Almeida (LIAAD)

A Vós a Razão

"(...) o INESC TEC incorpora muitas mais áreas de atuação e parece-me que a sua crescente colaboração deve ser perseguida no futuro", Luís Pessoa (UTM)

Asneira Livre

"O fabuloso mundo da UESP é, de facto, um espaço onde as pessoas partilham as suas experiências profissionais, as vitórias dos seus projetos e os novos métodos que aprenderam", Maria Almeida (UESP)

Galeria do Insólito

Sabe a diferença entre uma mini e uma meia de leite? E entre um copo de vinho e um pingo?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC testa solução rádio de banda larga para zonas geográficas remotas

A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC testou recentemente uma solução para acesso de banda larga bidirecional baseado em ligações terrestres WiFi ponto-a-ponto de longo alcance. Os testes de campo inserem-se no âmbito de um contrato de I&D celebrado com a empresa Sinuta SA, de Estarreja, e estão relacionados com o projeto WISAT - Development of passive devices for both VSAT and MIMO PtP bridging applications.

O WISAT pretende dar resposta à necessidade crescente de serviços de banda-larga em zonas geograficamente dispersas. Tendo em conta as competências da UTM na área da engenharia de micro-ondas, a participação da unidade no projeto permitiu o desenvolvimento de dispositivos e protótipos de componentes passivos de micro-ondas.

Assim, foi desenvolvido um alimentador de antena e um conversor coaxial-guia-de-onda, para a banda dos 5GHz, para transmissão WiFI tirando partido da tecnologia MIMO. O projeto destes componentes foi assistido através da simulação em computador usando software especializado para dispositivos eletromagnéticos e antenas. A tecnologia envolveu também o fabrico e respectiva caracterização dos componentes desenvolvidos em câmara anecoica.

Os dispositivos foram recentemente submetidos a uma séries de testes de campo que confirmaram as elevadas expectativas dos investigadores, já que foi possível estabelecer uma ligação em banda-larga a 100 Mbit/s para distâncias superiores a 20 Km, usando antenas de offset fabricadas pela SINUTA. Esta é uma vantagem importante relativamente aos produtos comerciais, visto que o mesmo alimentador pode ser usado com antenas de diferentes dimensões. Os testes foram realizados com antenas de 65, 70 e 75 cm de diâmetro.

O produto já foi apresentado ao mercado pela Sinuta, este mês de março, numa feira internacional. A produção em massa será iniciada posteriormente. Dado o sucesso do projeto, a UTM antecipa para breve a assinatura de novos contratos com a Sinuta, com o objetivo de alargar a oferta da empresa neste segmento de mercado.

A Sinuta SA é uma empresa líder na Europa no ramo das telecomunicações por satélite e produz todo o tipo de antenas parabólicas.