INESC TEC promove workshops direcionados a empreendedores
A Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC TEC organizou em fevereiro a formação “Design Thinking”, orientada para o estímulo da criatividade dos participantes na resolução de problemas. Em março, a UITT deu também início a um ciclo de workshops, que se prolonga até abril, e que é dedicado à problemática do crescimento e desenvolvimento de spin-offs universitárias.
O primeiro workshop “Design Thinking” foi realizado no âmbito da iniciativa iDO, na qual também participa o Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Conduzido pela Novabase (empresa de TI), a sessão teve como objetivo levar os participantes a olhar em redor e a identificar problemas/oportunidades, a descobrir soluções e a materializá-las em novos produtos, serviços ou modelos de negócios.
A experiência, baseada na metodologia Design Thinking (desenvolvida pela Universidade de Stanford e aplicada em Portugal pela Novabase) foi bem acolhida pelos 30 participantes e proporcionou, de acordo Andreia Passos, colaboradora na UITT, ”um ambiente de trabalho descontraído, fundamental para quebrar barreiras e estimular a criatividade, que resultou numa diversidade de propostas de resolução para um problema/desafio único lançado no início da sessão”.
Quanto ao ciclo de workshops Spin-Up, que teve início dia 8 de março, tem como objetivo dotar os participantes de competências empresariais-chave, essenciais ao crescimento e alavancagem de spin-offs universitárias. “Inovação, Marketing e Vendas”, “Estratégia” e “Planeamento Financeiro” foram os primeiros workshops, e estão ainda agendados mais dois para o mês de abril, sobre “Internacionalização” e “A Gestão de Recursos Humanos e a Liderança”.
Esta série de workshops surge no âmbito do projeto europeu Spin-Up, financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do Programa de LifeLong Learning, e resulta de uma parceria europeia envolvendo o INESC Porto (Portugal), a Advancis (Portugal), a Leaders2Be (Holanda), a Technical University of Delft (Holanda) e a Lappeenranta University of Technology (Finlândia).
Qualquer uma destas ações de formação promovidas pela UITT destina-se sobretudo a participantes em projetos de empreendedorismo nos quais a unidade participa (CEICI do UPTEC PINC e TEC-EMPREENDE), mas o convite é extensível também a start-ups e outras entidades sem ligação à universidade, já que a presença de “um grupo heterogéneo de participantes pode enriquecer e estimular o debate”, afirma Andreia Passos.