Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Micro I/O – Serviços de Electrónica, Lda, pela voz de Paulo Bartolomeu.

Fora de Série

"Nos dias maus, tenho a sensação que somos [Secretariado] infantaria em plena guerra de trincheiras. Nos dias bons, somos o rosto visível do sucesso da unidade." Pedro Almeida (LIAAD)

A Vós a Razão

"(...) o INESC TEC incorpora muitas mais áreas de atuação e parece-me que a sua crescente colaboração deve ser perseguida no futuro", Luís Pessoa (UTM)

Asneira Livre

"O fabuloso mundo da UESP é, de facto, um espaço onde as pessoas partilham as suas experiências profissionais, as vitórias dos seus projetos e os novos métodos que aprenderam", Maria Almeida (UESP)

Galeria do Insólito

Sabe a diferença entre uma mini e uma meia de leite? E entre um copo de vinho e um pingo?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC promove workshops direcionados a empreendedores

A Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC TEC organizou em fevereiro a formação “Design Thinking”, orientada para o estímulo da criatividade dos participantes na resolução de problemas. Em março, a UITT deu também início a um ciclo de workshops, que se prolonga até abril, e que é dedicado à problemática do crescimento e desenvolvimento de spin-offs universitárias.

O primeiro workshop “Design Thinking” foi realizado no âmbito da iniciativa iDO, na qual também participa o Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Conduzido pela Novabase (empresa de TI), a sessão teve como objetivo levar os participantes a olhar em redor e a identificar problemas/oportunidades, a descobrir soluções e a materializá-las em novos produtos, serviços ou modelos de negócios.

  

A experiência, baseada na metodologia Design Thinking (desenvolvida pela Universidade de Stanford e aplicada em Portugal pela Novabase) foi bem acolhida pelos 30 participantes e proporcionou, de acordo Andreia Passos, colaboradora na UITT, ”um ambiente de trabalho descontraído, fundamental para quebrar barreiras e estimular a criatividade, que resultou numa diversidade de propostas de resolução para um problema/desafio único lançado no início da sessão”.

Quanto ao ciclo de workshops Spin-Up, que teve início dia 8 de março, tem como objetivo dotar os participantes de competências empresariais-chave, essenciais ao crescimento e alavancagem de spin-offs universitárias. “Inovação, Marketing e Vendas”, “Estratégia” e “Planeamento Financeiro” foram os primeiros workshops, e estão ainda agendados mais dois para o mês de abril, sobre “Internacionalização” e “A Gestão de Recursos Humanos e a Liderança”.

      

Esta série de workshops surge no âmbito do projeto europeu Spin-Up, financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do Programa de LifeLong Learning, e resulta de uma parceria europeia envolvendo o INESC Porto (Portugal), a Advancis (Portugal), a Leaders2Be (Holanda), a Technical University of Delft (Holanda) e a Lappeenranta University of Technology (Finlândia).

Qualquer uma destas ações de formação promovidas pela UITT destina-se sobretudo a participantes em projetos de empreendedorismo  nos quais a unidade participa (CEICI do UPTEC PINC e TEC-EMPREENDE), mas o convite é extensível também a start-ups e outras entidades sem ligação à universidade, já que a presença de “um grupo heterogéneo de participantes pode enriquecer e estimular o debate”, afirma Andreia Passos.