Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Micro I/O – Serviços de Electrónica, Lda, pela voz de Paulo Bartolomeu.

Fora de Série

"Nos dias maus, tenho a sensação que somos [Secretariado] infantaria em plena guerra de trincheiras. Nos dias bons, somos o rosto visível do sucesso da unidade." Pedro Almeida (LIAAD)

A Vós a Razão

"(...) o INESC TEC incorpora muitas mais áreas de atuação e parece-me que a sua crescente colaboração deve ser perseguida no futuro", Luís Pessoa (UTM)

Asneira Livre

"O fabuloso mundo da UESP é, de facto, um espaço onde as pessoas partilham as suas experiências profissionais, as vitórias dos seus projetos e os novos métodos que aprenderam", Maria Almeida (UESP)

Galeria do Insólito

Sabe a diferença entre uma mini e uma meia de leite? E entre um copo de vinho e um pingo?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC presta serviços a startup Grabmark

A falta de ferramentas de suporte ao estudo colaborativo foi o ponto de partida para a criação da Grabmark, plataforma de partilha e troca de material de estudo entre estudantes. Depois de ter conquistado um lugar no IdeaMove, competição de ideias de negócio promovido pelo projeto TEC Empreende, a nova start-up recebeu o apoio da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC TEC, ao nível do desenvolvimento e implementação do projeto empresarial.

Fomentar a colaboração, premiar os melhores e facilitar a partilha de conhecimento para uma melhor educação e aprendizagem são os principais objetivos da empresa, que tem ao longo deste último ano testado e validado o conceito através de implementações piloto em alguns cursos de engenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

“A colaboração e ajuda da UITT permitiu aos promotores da Grabmark colmatarem a relativa inexperiência na área da gestão e estratégia empresarial”, reconhece Pedro Neves, um dos promotores do projeto. “Consideramos que a participação de Alexandra Xavier é um dos fatores preponderantes nos bons resultados que temos vindo a obter”, acrescenta.

A plataforma, que começou a ser desenhada em 2011 por Alexandre Sousa, Dinis Félix, Pedro Neves e Bruno Gonçalves (ex-alunos da FEUP), já se encontra online e é amplamente utilizada por estudantes portugueses. O interface é utilizado pelos alunos para colocarem e esclarecerem as suas dúvidas rápida e eficazmente, num sistema de entreajuda de todos os utilizadores do Grabmark.

O sucesso da plataforma em Portugal ditou a ambição de expansão para outros mercados. “O Brasil faz parte do nosso roadmap e é bastante natural para nós devido a vários fatores, nomeadamente a língua portuguesa, que permite capitalizar os conteúdos académicos já existentes na plataforma”, explica Pedro Neves. A empresa, recém-criada, está agora a estabelecer contactos e a fechar negociações que serão muito importantes para a concretização da estratégia de crescimento desenhada pelos seus promotores.