INESC TEC Recebe Visita de Delegação Russa
O INESC TEC recebeu, no dia 14 de março, a visita de uma Comitiva da Federação da Rússia, no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal, que é dirigido em Portugal pelo investigador e coordenador da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC TEC, João Claro.
A comitiva, que integrava o Ministro Adjunto da Federação da Rússia para as Comunicações e os Meios de Comunicação Social, membros da primeira universidade russa em Tecnologias de Informação que está a ser criada de raiz na República do Tartaristão, e por dois executivos da iCarnegie (subsidária da Carnegie Mellon University), foi recebida pelo Presidente do INESC Porto, José Manuel Mendonça.
O objetivo da visita foi perceber o modelo do Programa Carnegie Mellon Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que tem promovido em Portugal a investigação de topo, a excelência na formação pós-graduada e a ligação entre as universidades e as empresas nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
O Governo Russo está a criar uma “cidade-satélite” na periferia da capital do Tartaristão, que prevê a construção da Innopolis University para oferecer programas de licenciatura, mestrado e doutoramento nas áreas das TIC. Os parceiros estratégicos são a Carnegie Mellon University, líder mundial na área de Ciência de Computadores, e o Phystech, Instituto de Física e Tecnologia de Moscovo.
Neste sentido, a Comitiva da Federação da Rússia veio ao INESC TEC para conhecer a forma como o Programa foi desenhado e é gerido, os benefícios para instituições como o INESC TEC de se associarem a esta parceria, e quais as boas práticas que podem ser transpostas do caso português para a parceria entre o Governo Russo e a Carnegie Mellon University.