Destaque
Tecnologia INESC TEC chega ao mar
Imagine que um navio de passageiros encalha ou se afunda em alto mar, mas as condições marítimas e atmosféricas não permitem às equipas de busca e salvamento efetuar as operações de resgate de vítimas em segurança. Uma solução será usar robôs autónomos que podem auxiliar as equipas de resgate em situações de catástrofe. É isso que propõe o projeto ICARUS (Integrated Components for Assisted Rescue and Unmanned Search operations), que conta com a participação do INESC TEC, num consórcio que agrega 24 parceiros europeus. Projeto na área de segurança, o ICARUS conta com a intervenção de duas Unidades INESC TEC e vem mais uma vez pôr à prova as suas competências no domínio da robótica marítima.
Especial
Novas coordenações INESC TEC prometem continuar excelência
Três Unidades do INESC TEC viram recentemente as suas lideranças renovadas: Manuel Ricardo substitui José Ruela na Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), Bernardo Almada-Lobo sucede a José Sarsfield Cabral na coordenação da Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI) e, por fim, no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), Pavel Brazdil passa o testemunho a Alípio Jorge. Promover a articulação com as restantes Unidades e continuar o trabalho de elevada qualidade reconhecido interna e externamente são apenas alguns dos desafios avançados pelos novos coordenadores em entrevista ao BIP.
Editorial
O PERIGOSO PASSO ATRÁS
É preocupante que, passado já um terço de 2012, ainda não haja uma ideia conhecida de como poderão as instituições de ciência sobreviver em 2013 e que apenas se escutem apelos ao financiamento individual.