Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
José Pedro Fernandes, Bullet Solutions – Sistemas de Informação, S.A., Administrador / I&D
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2003-2005
- Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CESE (Atual designação da UESP)
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: SADEP.DU
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
A minha saída do INESC Porto, em setembro de 2005, deveu-se ao projeto de criação da Bullet Solutions (www.bulletsolutions.com), empresa da qual sou acionista fundador, Administrador e responsável pelo Departamento de Investigação e Desenvolvimento.
A Bullet Solutions – Sistemas de Informação, S.A. é uma empresa inovadora de base tecnológica com sede no Porto, especializada na investigação e desenvolvimento de sistemas informáticos de otimização. Também atua na consultadoria e desenvolvimento de soluções à medida e comercializa diretamente os produtos que resultam da investigação que desenvolve.
A atividade da empresa teve início em janeiro de 2006. Foi constatado, muito cedo, que existem bastantes estudos e reflexões sobre a otimização, havendo, no entanto, um número impressionantemente baixo de concretizações comerciais efetivas dos estudos realizados.
O produto bandeira da empresa, um gerador automático e otimizado de horários escolares, dirigido ao Ensino Superior (Bullet TimeTabler Education, lançado no mercado em junho de 2006), está atualmente implementado com sucesso em mais de metade das instituições de ensino superior do país, incluindo as 10 maiores referências nacionais.
É de salientar a quase inexistência de produtos no mercado que resolvam de um modo automático e otimizado problemas combinatórios complexos, o que faz com que continuem a ser resolvidos com recurso a um enorme esforço intelectual e manual como, por exemplo, os horários escolares, as escalas médicas, o escalonamento da produção ou a definição de cargas ou de rotas, entre muitos outros.
A Bullet Solutions tem vindo a desenvolver com sucesso projetos sobre todas estas temáticas, sendo atualmente reconhecida como uma empresa especializada no desenvolvimento de software de otimização. São diversos os clientes de renome que solicitaram à Bullet Solutions o estudo e desenvolvimento de soluções para colmatar problemas organizacionais identificados. São de destacar, por exemplo, os projetos de escalonamento de pessoal e planeamento automático das atividades para o Oceanário de Lisboa, S.A., bem como o sistema automático de gestão e escalonamento automático e otimizado de pessoal para o Grupo Auchan.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
Apesar de ter estado apenas um ano no INESC Porto (aliás, a única experiência profissional que tive antes de criar a Bullet Solutions), acho que posso afirmar que foi um ano de aprendizagem intensa.
Tive a sorte de estar envolvido no (grande) projeto de implementação de um Enterprise Resource Planning (ERP) no Grupo DURIT onde, para além da componente operacional, pude participar em várias reuniões estratégicas de alto nível (não há dúvida nenhuma que se aprende muito mais com a prática, vendo as movimentações e técnicas de pessoas com larga experiência).
A liberdade (e responsabilidade) que o António Correia Alves me foi dando gradualmente também acabou por me obrigar a crescer depressa, tendo-me sido permitido representar o INESC Porto no projeto em diversas situações. Os momentos mais informais também trouxeram alguns ensinamentos. Recordo as viagens para Albergaria (DURIT) e as longas conversas onde o Correia Alves me ia dando algumas dicas, onde partilhava experiências, erros, técnicas e onde debatíamos (por vezes quase até ao limite!) algumas ideias sobre o rumo do projeto. Excelentes recordações. Um grande abraço para o Correia Alves.
Não posso deixar de referir igualmente a minha primeira passagem pelo INESC Porto, nem o grande mentor que me “mostrou” que era na área da Investigação Operacional que eu queria trabalhar o resto da minha vida. Pedindo desculpa a todas as restantes pessoas que também tiveram o seu peso nesta “paixão”, quero deixar o meu agradecimento ao GRANDE MESTRE Professor Soeiro!
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Pergunta difícil, uma vez que o acompanhamento tem sido feito à distância, com meia dúzia de visitas pelo meio para matar saudades. Uma grande parte das pessoas que conheci nas duas passagens continua no INESC TEC, pelo que assumo que estarão mais sábias com o passar destes anos e prontas para responder a todos os desafios e mudanças necessárias. :)