Mais de meia centena de projetos INESC TEC já submetidos este ano ao Horizonte 2020
No primeiro semestre deste ano o INESC TEC participou em mais de 50 propostas submetidas ao Horizonte 2020 - Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação da União Europeia, nas mais diversas áreas, com principal destaque para as seguintes calls: Information and Communications Technologies (ICT) que teve 15 projetos submetidos; Factories of the Future (FoF) com sete candidaturas; Low Carbon Energy (LCE) que registou cinco propostas; Nanotechnologies, Advanced Materials and Production (NMP) e Energy Efficiency (EE) que registaram ambas três projetos submetidos.
O Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC encabeça a lista dos centros com mais candidaturas propostas (11), seguido pelo Centro de Telecomunicações e Multimédia (8), do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (7), do Centro de Sistemas de Energia (5), do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (5), do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (4), do Centro de Fotónica Aplicada (3), do Centro de Engenharia e Gestão Industrial* (3), do Laboratório de Software Confiável (1) e do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (1). Finalmente, foram ainda submetidas três propostas que reúnem a participação de vários centros.
As candidaturas decorrem em diversas fases e têm diferentes prazos de submissão, sendo de esperar um aumento na submissão de propostas até ao final deste ano.
O Horizonte 2020 dispõe de um total de 77 mil milhões de euros para sete anos. Trata-se do maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração. O objetivo do Horizonte 2020 é estimular a economia europeia com base no conhecimento e abordar questões que farão a diferença na vida das pessoas.
_________
*Por esta ordem: antiga Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG); antiga Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM); antiga Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP); antiga Unidade de Sistemas de Energia (USE), antiga Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS); antiga Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT); antiga Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE); antiga Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI).