INESC TEC lidera projeto inovador de comunicação entre dispositivos móveis
O INESC TEC lidera, em conjunto com a Universidade Carnegie Mellon (CMU) nos Estados Unidos, a Iniciativa Empreendedora de Investigação (ERI) “Hyrax: Crowd-Sourcing de Dispositivos Móveis para o Desenvolvimento de Edge-Clouds”, que propõe um novo paradigma de comunicação entre dispositivos móveis.
O projeto sugere uma nova forma de armazenamento na nuvem composta exclusivamente por um conjunto de dispositivos móveis sem fios, com o objetivo de associar dados e poder de processamento, para suportar uma nova categoria de aplicações de proximidade que beneficiam os proprietários desses equipamentos.
“A equipa do projeto Hyrax está motivada pela possibilidade de mudança de paradigma que a tecnologia que vai ser desenvolvida pode despoletar, transformando o cenário em termos móveis e de cloud, permitindo todo um conjunto de aplicações em crowd-sourcing que hoje em dia não existem”, afirmam o coordenador do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, Fernando Silva, e Priya Narasimhan, investigadora da CMU, líderes da ERI.
O projeto tem a duração de 48 meses e envolve, além do INESC TEC e da CMU, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), o Instituto de Telecomunicações (IT) e as empresas Geolink, Wavecom e YinzCam. O coordenador do CRACS, Fernando Silva é o líder do projeto que envolve também os investigadores seniores Luís Lopes, Luís Filipe Antunes e Manuel Eduardo Correia.
O Hyrax foi uma das seis ERIs selecionadas no âmbito do 1º Concurso para financiamento a Iniciativas Empreendedoras de Investigação (ERIs) lançado pelo Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FCUP.