Artigo INESC TEC sobre nova linguagem de programação recebe prémio
Os investigadores do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, Flávio Cruz e Ricardo Rocha, foram premiados com um best paper award pelo artigo "A Linear Logic Programming Language for Concurrent Programming over Graph Structures".
O artigo descreve a conceção de uma nova linguagem de programação chamada LM (Linear Meld) que permite programar algoritmos com base em grafos de forma declarativa. A linguagem baseia-se em lógica linear, um sistema lógico expressivo onde factos lógicos podem não apenas ser derivados mas também consumidos. Uma vez que a LM integra lógica clássica e linear, tem tendência para ser mais expressiva do que outras linguagens de programação lógica. Os programas LM são naturalmente concorrentes uma vez que os factos são divididos pelos diferentes nós do grafo. Este trabalho apresenta a sintaxe e semântica operacional da linguagem e ilustra a sua utilização com alguns exemplos.
O trabalho, que tem ainda como co-autores os investigadores Seth Copen Goldstein e Frank Pfenning, da Carnegie Mellon University, foi distinguido na conferência “30th International Conference on Logic Programming” (ICLP 2014), que decorreu entre 19 e 22 de julho, em Viena, Áustria. A ICLP é a conferência mais importante da área de Programação em Lógica.
Flávio Cruz é aluno de doutoramento de grau dual do programa MAP-i, no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FCUP.