Carlos Moedas visita INESC TEC
O comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, esteve no dia 12 de dezembro no INESC TEC a propósito de uma visita a Unidades de Investigação da Universidade do Porto, naquela que foi a primeira visita oficial desde que tomou posse como comissário.
No INESC TEC, Carlos Moedas foi recebido por elementos da Direção e do Centro de Sistemas de Energia (CPES). O encontro decorreu no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos, infraestrutura tecnológica pioneira e única em Portugal, que Carlos Moedas aproveitou para conhecer e perceber o funcionamento.
Além do laboratório, o comissário, que é responsável pelo maior programa-quadro de sempre de investigação e inovação da UE, o Horizonte 2020, ficou a conhecer o modelo organizativo do INESC TEC, casos de projetos de sucesso em investigação fundamental e aplicada financiada pela União Europeia, exemplos de empresas resultantes da transferência de tecnologia e ainda a expansão para o Brasil (com o INESC P&D Brasil).
Carlos Moedas mostrou-se impressionado com a capacidade da instituição em desenvolver desde a ciência fundamental até ao produto, definindo o INESC TEC como uma instituição que replica aquilo que deve ser o modelo de “inovação do futuro”. O comissário esteve acompanhado pelo Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e pela Vice-Reitora para a Investigação e Desenvolvimento, Maria João Ramos.
Durante todo o dia 12, Carlos Moedas conheceu de perto as várias infraestruturas de ciência, inovação e tecnologia da Universidade Porto, numa visita que incluiu 10 laboratórios e centros de apoio à inovação da Universidade do Porto.
A visita começou no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, passou pelo local do futuro edifício do I3S - Instituto de Inovação e Investigação em Saúde, INEGI, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e futuro Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, onde ficará instalado o CIIMAR.