Empresas da fileira da cortiça mostram interesse nas competências e tecnologias do INESC TEC
O INESC TEC recebeu, no dia 28 de novembro, uma comitiva da Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR). A visita, integrada num roadshow pela Universidade do Porto, teve como objetivo identificar sinergias e possíveis colaborações.
O encontro colocou em contacto os investigadores do INESC TEC e os empresários e técnicos da fileira da cortiça e produção florestal, de modo a potenciar o conhecimento das competências e projetos diversos que poderão ser do interesse para o setor das rolhas, mas também dos materiais de construção e decoração.
Todos os Centros do INESC TEC foram apresentados à comitiva, sendo que mereceram especial destaque aqueles com competências e tecnologias mais adaptáveis ao domínio dos sistemas agroambientais e alimentação, onde se enquadra a fileira da cortiça. Foram apresentados, por exemplo, os projetos FIRE-ENGINE - Design Flexível de Sistemas de Gestão de Incêndios Florestais (do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo -CITE), FOCUS - Advances in FOrestry Control and aUtomation Systems in Europe (do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais - CESE) e SmartPAINT - Smart Robotised Painting Cell (do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes -CROB).
A APCOR mostrou-se interessada em repetir o encontro, sobretudo para poder visitar os laboratórios de robótica, e em aprofundar o conhecimento acerca de potenciais aplicações das competências do INESC TEC na fileira da cortiça.
A visita esteve integrada num roteiro mais vasto à Universidade do Porto e a Centros de I&D. Antes do INESC TEC, a comitiva composta por quase meia centena de elementos de várias empresas associadas da APCOR passou pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), INEGI (Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial) e LABIOMEP (Laboratório de Biomecânica do Porto).