Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Gooch & Housego Ltd, pela voz de Mark Farries.

Fora de Série

"É com apreço e agradecimento que vejo o comentário generoso do Prof. Rui. Tenho tido a felicidade de trabalharmos estreitamente e de, no dia a dia, estar num grupo técnica e humanamente excelente." Miguel Matos (HASLab)

A Vós a Razão

"É natal, época de alegria, partilha e convívio. Há as crianças, a família, os amigos, croquetes e rabanadas, e também as perguntas tipo 'o que é que andas a fazer?', seguidas das inevitáveis 'mas afinal para que é que isso serve?'.", Alexandre Madeira (HASLab)

Asneira Livre

"Um dia destes quem sabe se não nos encontramos por aí, o leitor a tomar a sua cervejinha e eu a encher o bar com uns blues à maneira!", Carlos Mão de Ferro (CRACS)

Galeria do Insólito

500€ e umas alheiras de Mirandela e não se fala mais nisso.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Relembre ou surpreenda-se com alguns momentos históricos do INESC TEC noticiados em edições anteriores do BIP.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Empresas da fileira da cortiça mostram interesse nas competências e tecnologias do INESC TEC

O INESC TEC recebeu, no dia 28 de novembro, uma comitiva da Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR). A visita, integrada num roadshow pela Universidade do Porto, teve como objetivo identificar sinergias e possíveis colaborações.

O encontro colocou em contacto os investigadores do INESC TEC e os empresários e técnicos da fileira da cortiça e produção florestal, de modo a potenciar o conhecimento das competências e projetos diversos que poderão ser do interesse para o setor das rolhas, mas também dos materiais de construção e decoração.

Todos os Centros do INESC TEC foram apresentados à comitiva, sendo que mereceram especial destaque aqueles com competências e tecnologias mais adaptáveis ao domínio dos sistemas agroambientais e alimentação, onde se enquadra a fileira da cortiça. Foram apresentados, por exemplo, os projetos FIRE-ENGINE - Design Flexível de Sistemas de Gestão de Incêndios Florestais (do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo -CITE), FOCUS - Advances in FOrestry Control and aUtomation Systems in Europe (do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais - CESE) e SmartPAINT - Smart Robotised Painting Cell (do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes -CROB).

1   2

A APCOR mostrou-se interessada em repetir o encontro, sobretudo para poder visitar os laboratórios de robótica, e em aprofundar o conhecimento acerca de potenciais aplicações das competências do INESC TEC na fileira da cortiça.

A visita esteve integrada num roteiro mais vasto à Universidade do Porto e a Centros de I&D. Antes do INESC TEC, a comitiva composta por quase meia centena de elementos de várias empresas associadas da APCOR passou pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), INEGI (Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial) e LABIOMEP (Laboratório de Biomecânica do Porto).