INESC TEC cria e participa em série televisiva sobre o Mar
Chama-se “Mar - a terra prometida” e começou a ser transmitida no dia 20 de dezembro, na SIC Notícias. O primeiro episódio desta série de 12, da autoria de três investigadores e professores entre os quais Eduardo Silva (do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes - CROB - do INESC TEC e professor adjunto do ISEP), focou, de forma abrangente, a potencialidade de exploração deste recurso.
Cada episódio, com cerca de sete minutos, privilegia uma linha temática relacionada com o mar e o seu potencial, envolvendo um conjunto de entidades, que vão desde os stakeholders institucionais, passando pelos empreendedores, até aos investigadores mais relevantes à produção de conhecimento na área associada. Os temas abordados incluem o regresso de Portugal ao Mar, a Extensão da Plataforma Continental Portuguesa, a Ciência e Tecnologia no Mar, o Pescado, os Portos, as Energias Renováveis, a Biotecnologia Marinha, a Náutica, entre outros. “Esta série, para além de tentar levar a um público mais vasto informação mais especifica sobre o Mar e as atividades com ele relacionadas, pretende abrir portas para a existência de um espaço de divulgação científica nos média portugueses. Espero que sejamos felizes nestes objetivos e que a exceção se transforme numa regra”, afirma Eduardo Silva.
A série, promovida pela Oceano XXI - Cluster do Conhecimento e Economia do Mar, do qual o INESC TEC é membro associado, é produzida pela POCC – Produção de Conteúdos Científicos, Lda., sendo transmitida semanalmente na SIC Notícias. É da autoria de Augusto Barata da Rocha (professor e investigador na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP - e Diretor da Oceano XXI), Rui Azevedo (professor na FEUP e Diretor Executivo da Oceano XXI) e Eduardo Silva. Envolve ainda a participação de outros investigadores do INESC TEC que dão o seu testemunho sobre a atividade de I&D e tecnologias aplicadas ao mar.
De recordar que, desde há vários, o INESC TEC anos foca uma parte substancial da sua investigação nos desafios que resultam da atividade humana no Mar. São exemplos mais recentes o projeto ICARUS pelo seu papel no desenvolvimento de tecnologias para a segurança marítima, o projeto SUNNY pelo seu papel na observação e controlo de fronteiras marítimas e o projeto TURTLE no desenvolvimento de tecnologia para o mar profundo. São ainda de reforçar as colaborações constantes com agentes como a Marinha Portuguesa, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) ou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Ver documentários já emitidos aqui (separador "Produções").