Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Jorge Alves, EDP Distribuição, Operador de Rede AT
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2010 -2013
- Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CPES
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: DOPF – “Distribution Optimal Power Flow”
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
O trabalho e as funções que desempenho atualmente estão diretamente ligadas à área na qual trabalhei durante o meu período no INESC TEC, agora trabalho do outro lado da barricada. Enquanto estive no INESC TEC desempenhei funções de programação de ferramentas de condução de redes elétricas de distribuição, a serem incorporadas em sistemas SCADA. Bem, agora sou utilizador de um sistema SCADA para realizar a minha função de operador de rede de distribuição.
Assim, o trabalho que desenvolvi enquanto colaborador do INESC TEC está diretamente ligado ao trabalho que desempenho atualmente, e permite-me ter a visão do que está por trás das ferramentas que utilizamos diariamente.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
No INESC TEC foi onde cresci pessoal e profissionalmente, após o fim do curso. Na minha opinião, todo o ambiente informal, mas exigente, permite a um recém-formado a integração no mercado de trabalho. No INESC TEC existe o melhor de dois mundos, pois permite tanto o contacto com empresas, que exige dos investigadores uma orientação para o cliente e para os resultados; e por outro lado permite também o contacto com o meio académico. No INESC TEC fui posto à prova tanto a nível profissional como pessoal e isso ajudou-me a crescer.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Não estou muito familiarizado com as alterações internas do INESC TEC, mas do que vou acompanhando penso que a estrutura do INESC TEC ficou ainda mais flexível facilitando a colaboração inter-unidades de investigação. Também acolheu novos grupos de investigação o que aumenta a diversidade de áreas do conhecimento e internacionalizou-se para o Brasil.
Continua o caminho de sucesso que já vinha a percorrer. É, sem dúvida alguma, uma instituição referência, não só no panorama da investigação a nível nacional e internacional, mas também ao nível da indústria, sendo cada vez mais reconhecido. É, por exemplo, um importante parceiro da EDP Distribuição, e é com enorme orgulho que noto a quantidade de referências internas que encontro a projetos desenvolvidos em parceria com o INESC TEC.