Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Antipoda Lda, pela voz de Paulo Azevedo.

Fora de Série

"Não só o ambiente de trabalho no HASLab é fantástico, como me proporcionou todas as condições para desenvolver o trabalho de investigação (...) Uma das características mais importantes do HASLab é possuir um conjunto de investigadores que procura constantemente elevar a fasquia da investigação em Portugal." Francisco Maia e João Paulo (HASLab)

A Vós a Razão

"No INESC no Porto soubemos desde muito cedo procurar as oportunidades que se abriam. As indústrias tradicionais portuguesas (...) tiveram que procurar novos nichos para os quais precisaram de novas tecnologias que podíamos ajudar a desenvolver", Artur Pimenta Alves (Direção INESC TEC).

Asneira Livre

"Estando eu de costas para a porta (...) viro-me de repente e enquanto o faço atiro em alta voz: 'José, não me chateies!'. E fiquei estupefacto num primeiro momento, em pânico no segundo. A um metro de mim estava, não o estagiário, mas sim outro José, também Tribolet, José Tribolet diretor do INESC", José Luís Santos (CAP).

Galeria do Insólito

E entretanto no 3º andar em vez de se arrancarem cabelos, colocam-se cartazes estranhos à porta...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Projeto para gestão mais eficiente de incêndios chega ao fim

O projeto FIRE-ENGINE, desenvolvido no Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE), chega ao fim com uma apresentação pública dos resultados que decorreu na Biblioteca Municipal de Valongo, no dia 6 de maio. No evento estiveram presentes os investigadores do INESC TEC que integraram a equipa do FIRE-ENGINE, João Claro e Abílio Pereira Pacheco.

Os problemas abordados por este projeto estão relacionados com o desempenho da gestão de incêndios, uma questão que tem vindo a afetar bastante Portugal. "Há diferentes desafios na gestão de incêndios no país porque as regiões de Portugal não são uniformes", explicou João Claro em entrevista à Lusa, a propósito da apresentação pública dos resultados. Os estudos realizados pelo projeto mostram também que uma gestão mais eficiente de incêndios em Portugal depende de uma política de forte articulação e coordenação entre a prevenção e o combate.

A colaboração com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), no âmbito do Programa MIT Portugal, neste projeto de investigação financiado pela FCT e cofinanciado pelo grupo Portucel Soporcel, permitiu trazer uma visão de sistema para a gestão de incêndios em Portugal.

Assim, deste projeto resultam linhas de orientação e ferramentas para apoiar a melhoria do desempenho do sistema de gestão de incêndios, que cobrem de uma forma coesa e integrada a prevenção, o combate, e mesmo a própria gestão florestal, para a qual foi desenvolvida uma ferramenta pioneira na incorporação de considerações de minimização do risco de incêndio.

A apresentação em Valongo incluiu um workshop com apresentações técnicas para um público especializado da parte da manhã, e uma reunião do comité de representantes da parte da tarde. A reunião teve como principal objetivo o planeamento do arranque de ações de transferência do conhecimento e das ferramentas desenvolvidas no projeto. João Claro espera que estas ferramentas venham a ser usadas pela Proteção Civil ou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, bem como pelos gabinetes técnicos florestais dos municípios ou em colaboração com as associações de proprietários florestais.

A equipa do FIRE-ENGINE irá organizar uma apresentação mais vocacionada para o público em geral não especialista em setembro/outubro deste ano.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UP-FEUP e INESC TEC.


Créditos foto: Flickr