UFRN assina convénio de adesão à Rede INESC Brasil
Num desenvolvimento há muito esperado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte formalizou a sua adesão à Rede INESC Brasil, em cerimónia realizada em conjunto pela Reitora Ângela Paiva e o Diretor Vladimiro Miranda, também Diretor Presidente do INESC P&D Brasil.
A UFRN foi das primeiras a apoiar a ideia da constituição da aliança de um conjunto de universidades brasileiras com o INESC TEC. Em 2010, o então Reitor Ivonildo Rego, presente no Porto, assinou um Termo de Intenção de futura adesão; pouco depois, a então pró-Reitora de pesquisa Bernardete Sousa (junto com o assessor Aldayr Araújo) acompanhou Vladimiro Miranda e um conjunto de representantes de várias universidades do Brasil em reunião no CNPq, explicando à sua Presidência o modelo e interesse da constituição da Rede INESC Brasil.
Por circunstâncias não programadas, só agora é que foi possível executar formalmente o ato de adesão, que reúne a UFRN ao INESC TEC e aos seguintes parceiros: UFPA, UFCG, UNIFEI, UFJF, UFF, UNICAMP, UNESP, UFTPR e UFSC. A perspetiva de reforço das atividades em parceria na Rede fica fortemente ampliada, havendo já várias iniciativas em marcha para a execução de projetos de pesquisa conjuntos.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: UP-FEUP.