Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Antipoda Lda, pela voz de Paulo Azevedo.

Fora de Série

"Não só o ambiente de trabalho no HASLab é fantástico, como me proporcionou todas as condições para desenvolver o trabalho de investigação (...) Uma das características mais importantes do HASLab é possuir um conjunto de investigadores que procura constantemente elevar a fasquia da investigação em Portugal." Francisco Maia e João Paulo (HASLab)

A Vós a Razão

"No INESC no Porto soubemos desde muito cedo procurar as oportunidades que se abriam. As indústrias tradicionais portuguesas (...) tiveram que procurar novos nichos para os quais precisaram de novas tecnologias que podíamos ajudar a desenvolver", Artur Pimenta Alves (Direção INESC TEC).

Asneira Livre

"Estando eu de costas para a porta (...) viro-me de repente e enquanto o faço atiro em alta voz: 'José, não me chateies!'. E fiquei estupefacto num primeiro momento, em pânico no segundo. A um metro de mim estava, não o estagiário, mas sim outro José, também Tribolet, José Tribolet diretor do INESC", José Luís Santos (CAP).

Galeria do Insólito

E entretanto no 3º andar em vez de se arrancarem cabelos, colocam-se cartazes estranhos à porta...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

Paulo Azevedo, Sócio Gerente DA Antipoda Lda.

  • "O projeto tem vindo a aprofundar o relacionamento entre as duas entidades de forma bastante favorável pelo que se perspetiva no futuro próximo o estabelecimento de mais projetos conjuntos com vista ao desenvolvimento em outros domínios."

  • "O projeto tem decorrido de forma bastante favorável sendo de salientar a forma construtiva e eficiente com que as equipas das duas entidades se relacionam e evoluem."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

Estabelecendo os primeiros contactos no ano de 2013, iniciou-se em janeiro de 2014 um projeto em conjunto denominado SCAN no domínio da Aquacultura e que visa obter um sistema de medição de biomassa e de calibração para espécies de peixes pleuronectiformes de forma totalmente inovadora. O projeto tem vindo a aprofundar o relacionamento entre as duas entidades de forma bastante favorável pelo que se perspetiva no futuro próximo o estabelecimento de mais projetos conjuntos com vista ao desenvolvimento em outros domínios.

Áreas de Negócio

Conceção, produção e instalação de equipamento intra-logístico para aplicações industriais.

Ano em que colaborou com o INESC TEC

Desde o início 2014.

Título do projeto

SCAN -  Sistema de Calibração para Aquacultura.

Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou

INESC TEC

Responsável pelo projeto (INESC TEC)

Carlos Pinho

Testemunho relativo ao Projeto

Projeto SCAN

Destinado ao desenvolvimento de um equipamento de medição de biomassa e de calibração, ambos não intrusivos e autónomos para espécies pleuronectiformes de alto valor acrescentado. Este projeto cria inovação disruptiva relativamente ao existente no mercado e suas práticas, e potencializa o desenvolvimento futuro para outras espécies e âmbitos de fornecimento.

O projeto tem decorrido de forma bastante favorável sendo de salientar a forma construtiva e eficiente com que as equipas das duas entidades se relacionam e evoluem.

Trata-se de um projeto extremamente relevante para o crescimento da firma promotora pois potencializa a entrada num mercado em crescimento muito acentuado e de elevado potencial, bem como disponibiliza ferramentas futuras para o tratamento de questões semelhantes em domínios tradicionais. Os equipamentos que estão a ser desenvolvidos permitem também a entrada no mercado com produtos sem concorrência. A majorar este potencial de crescimento acresce ainda o fator do aumento de exportações por força de vendas futuras nesta área.