Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Antipoda Lda, pela voz de Paulo Azevedo.

Fora de Série

"Não só o ambiente de trabalho no HASLab é fantástico, como me proporcionou todas as condições para desenvolver o trabalho de investigação (...) Uma das características mais importantes do HASLab é possuir um conjunto de investigadores que procura constantemente elevar a fasquia da investigação em Portugal." Francisco Maia e João Paulo (HASLab)

A Vós a Razão

"No INESC no Porto soubemos desde muito cedo procurar as oportunidades que se abriam. As indústrias tradicionais portuguesas (...) tiveram que procurar novos nichos para os quais precisaram de novas tecnologias que podíamos ajudar a desenvolver", Artur Pimenta Alves (Direção INESC TEC).

Asneira Livre

"Estando eu de costas para a porta (...) viro-me de repente e enquanto o faço atiro em alta voz: 'José, não me chateies!'. E fiquei estupefacto num primeiro momento, em pânico no segundo. A um metro de mim estava, não o estagiário, mas sim outro José, também Tribolet, José Tribolet diretor do INESC", José Luís Santos (CAP).

Galeria do Insólito

E entretanto no 3º andar em vez de se arrancarem cabelos, colocam-se cartazes estranhos à porta...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

OS MARCIANOS

Porque esta edição é dedicada ao marco simbólico da passagem da 3ª década do INESC no Porto, hoje na forma do INESC TEC, ficou inevitável que este Editorial prestasse uma homenagem a dois visionários e inspiradores do conceito original: José Tribolet e João Lourenço Fernandes.

Gostamos, cá no Porto, de contar a história assim: havia em Lisboa uma chafarica regional alfacinha chamada INESC, desde 1980 funcionando num apartamentozeco e em 1985, a aliança com a Universidade do Porto permitiu transformá-la numa instituição nacional… Picardias que são afagos de amigos que se querem bem.

Por mais que se queira condimentar esta narrativa, falta mencionar o principal: é que a ideia luminosa, genial, de uma forma diferente de gerir a ciência e a tecnologia e de dar relevância social à engenharia académica portuguesa nasceu com aqueles dois homens. E foi o poder de Midas dessa ideia que nos fascinou, no Porto, e nos conquistou.

Reconheçamos: mais do que a ideia, houve também o génio, o impulso transformador e a lição magistral de como gerir o sonho: sempre colocando objetivos claros mas ambiciosos, que catalisassem um apoio emocional. Nos primeiros 5 anos de INESC nacional, pudemos todos dar um contributo bem desinteressado e de sacrifício pessoal para a iniciativa então designada “Vencer o Adamastor”, como quem diz, vencer o monstro que era o nosso atraso e o gigante que era a Europa a que acabáramos de aceder, ou de abrir as portas.

E vale a pena mencionar outra iniciativa, a que conduziu ao Tagus Parque: quem nega que é um sucesso? Por via do INESC, também a Universidade do Porto se pode rever nele.

Foi assim, singelamente: José Tribolet e João Lourenço Fernandes, um vindo dos Estados Unidos e outro de Inglaterra, aterrados em Lisboa como dois marcianos, concebem o quê?, algo extraterrestre, lançam a semente à terra e depois cultivam-na, regam-na, podam-na e permitem-nos hoje colher os saborosos frutos.

O INESC TEC é um ramo dessa árvore. Porventura um dos ramos que mais fiel se foi conservando à ideia-génese original daqueles dois monstros que este Editorial singelamente procura homenagear. O nosso orgulho é transversal ao passado que somos e futuro que construímos.

Honrar a História sempre nos acrescenta.

Créditos foto: Benpreachin