"O Efeito Eureka" e o Convívio Interno do INESC TEC dão início às comemorações dos 30 anos
"O EFEITO EUREKA" JUNTOU MAIS DE 300 PESSOAS NUMA TENDA
A primeira iniciativa de comemoração dos 30 anos do INESC no Porto decorreu no dia 4 de junho. “O Efeito Eureka” juntou mais de 300 pessoas numa tenda que foi montada em frente ao edifício sede do INESC TEC. As atividades do evento iniciaram-se às 09h30 no INESC TEC e terminaram já na madrugada de 5 de junho no Maus Hábitos, na baixa do Porto. Foram mais de 15 horas de trabalho que Comissão Organizadora e todos os outros colaboradores do INESC TEC envolvidos no evento dedicaram ao “Efeito Eureka” no dia 4 de junho, mas a iniciativa começou a ser preparada meses antes.
Os meses de organização, planeamento e desenvolvimento do conceito
Em janeiro de 2015 houve a primeira reunião com alguns dos investigadores que viriam a formar a Comissão Organizadora do evento. A equipa acabou por ser formada pelos seguintes investigadores do INESC TEC: Abílio Pacheco (CITE), Ana Rita Tedim (CESE), Duarte Viveiros (CAP), Francisco Maia (HASLab), Guilherme Amaral (CROB), Hélder Oliveira (CTM), Luís Guimarães (CEGI) e Samuel Moniz (CESE).
Durante cinco meses os investigadores, para além de continuarem a desenvolver os projetos onde se inserem, planearam um evento que fugisse à regra dos que habitualmente existem em Portugal ligados à ciência e à tecnologia.
A irreverência começou com a ideia de montar uma tenda em frente ao edifício sede do INESC TEC. Depois os investigadores decidiram promover uma série de iniciativas dentro da tenda que também queriam que acolhesse uma mostra de protótipos representativos das áreas científicas de cada centro. A Comissão Organizadora quis ainda adicionar momentos mais descontraídos, tais como concertos, atividades de slide e escalada, um quiz sobre o INESC TEC – O INESC TEC para Totós – e ainda uma Cápsula do Tempo.
Nasceu assim “O Efeito Eureka”, com atividades planeadas para a tenda e outras na baixa do Porto.
O dia 3 de junho
Depois de muitas horas de trabalho gastas a planear todo um conceito out of the box, que marcasse o início das comemorações dos 30 anos do INESC TEC, foi preciso unir esforços e edificar a tenda.
A véspera do dia do evento foi de muito trabalho por parte de todos os envolvidos e de alguns voluntários que se ofereceram para ajudar a fazer da iniciativa um sucesso.
O dia 4 de junho
As cortinas da tenda abriram às 09h30 para receber os convidados. As boas-vindas foram dadas por Artur Pimenta Alves, o mandatário para a comemoração dos 30 anos do INESC TEC. O resto da manhã foi ocupado com o concurso de empreendedorismo “Aprendendo a Voar”, que deu a oportunidade a alunos, professores ou colaboradores da U. Porto, IPP, U. Minho e UTAD (instituições de ensino superior com ligação ao INESC TEC) de apresentarem uma ideia com potencial de negócio perante um reconhecido painel de investidores constituído por: Ana Rangel, da 2bpartner; Rui Rodrigues, da Caixa Capital; Pedro Pinheiro, da Change Partners; José Miguel Dias, da ESVentures; José Costa, da Invicta Angels e Heitor Benfeito, da Portugal Ventures.
Jurados e público ouviram um total de 28 participantes distribuídos por 10 equipas e votaram durante a hora de almoço, enquanto o músico Ruben Lísias atuava na entrada principal do edifício sede do INESC TEC.
As ideias com maior potencial tinham direito a vários prémios. O primeiro com um valor de 500€, o segundo de 250€, o terceiro de 150€ e do quarto ao sexto lugar 100€ por equipa. Coube ao presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça, fazer a entrega dos prémios às equipas vencedoras.
Em primeiro lugar ficou a equipa “PAAR”, que apresentou uma tecnologia médica que permite a prevenção e o tratamento das lesões músculo-esqueléticas relacionadas com a prática profissional, através de um conjunto de sensores acoplados em sistemas específicos direcionados para as diferentes profissões. O segundo lugar foi dado à equipa “SweatUp”, que apresentou um sistema de medição da atividade muscular através do suor. Com o terceiro lugar ficou a equipa “Sceelix”, que apresentou uma tecnologia que permitia criar cenários e elementos 3D de uma forma inteligente. A equipa “All in One Surf Training PRO” arrecadou o quarto lugar da competição com uma aplicação smartphone que pretende avaliar, monitorizar, comprar e dar suporte ao treino físico geral e específico de qualquer praticante de surf. Em ex aequo no quinto lugar ficaram as equipas “Smash” e “Ply”, que apresentaram um contentor subterrâneo autossuficiente com sistemas de compressão que trabalha unicamente com energia solar e uma toalha desportiva que tem como objetivo proporcionar ao atleta de qualquer desporto, mas essencialmente aos corredores, o conforto de enxugar o suor no final da corrida/esforço físico sem nenhum incómodo associado do transporte da toalha, respetivamente.
Equipa "PAAR" Equipa "SweatUp"
A sessão da tarde teve início às 14h30 com o “Desafio Social”. Ao longo de vários meses, os investigadores do INESC TEC fizeram um levantamento de problemas/necessidades junto de ONG, IPPS e empresas sociais para perceber que tipo de soluções de cariz tecnológico as podia ajudar a resolver estes problemas. Foi, nesse sentido, que 23 pessoas distribuídas por 7 equipas apresentaram as suas ideias.
As ideias foram avaliadas, mais uma vez pelo público presente e por um júri composto por representantes de organizações reconhecidas no âmbito da Economia Social, Lino Maia, do CNIS; Américo Mendes, do Diretório da Economia Social; Lurdes Silva, da ANEM; Luís Chambel, da Musas e João Claro, do INESC TEC. Também nesta iniciativa os concorrentes tiveram direito a prémios para o 1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugar, nos valores de 550€, 500€, 450€ e 100€ por equipa, respetivamente.
O primeiro lugar foi entregue à equipa “Social Lobe” que tinha como objetivo identificar e colocar em rede pacientes de Esclerose Múltipla. A equipa “IG4SI” ficou com o segundo lugar por ter desenvolvido um sistema de informação para o Diretório de Economia Social (DES). Com o 3º lugar ficou a equipa “SFH”, que apresentou a arquitetura de informação de um site para o DES. Em 4º lugar ficou a equipa “Soen” com uma plataforma tecnológica social e em 5º a “DIG” com um sistema CrowdHelping.
Equipa "Social Lobe" Equipa "IG4SI"
Por volta das 16h30 teve início a última iniciativa a realizar na tenda, as “Talks”. O objetivo era trazer ao INESC TEC o know-how, testemunho e entusiasmo de antigos colaboradores cujo trabalho não poderia existir sem o Instituto, de modo a estimular o empreendedorismo. Discursaram Pedro Ferreira da MOG, Paulo Ferreira dos Santos da Kinematix, Luís Ferreira da HBM Fibersensing e Sílvio Macedo da Xarevision.
Paralelamente, durante todo o dia esteve montada na tenda uma mostra de protótipos representativos das áreas científicas dos 12 centros de I&D do INESC TEC. Cerca de 12 protótipos estiveram em exposição na tenda, desde drones, a bicicletas com realidade virtual, robôs ou carregadores de baterias inteligentes.
Durante a tarde (das 14h30 às 17h30) todos os participantes tiveram a oportunidade de participar num quiz chamado “INESC TEC para Totós”. Ao todo os concorrentes tinham que responder a 20 perguntas sobre o instituto. A vencedora foi Joana Fernandes, do serviço de Apoio Jurídico do INESC TEC, que acertou em todas as questões e, por isso, recebeu um tablet.
O edifício sede do INESC TEC recebeu também uma parede de escalada e uma atividade de slide (apoio CDUP). Foram vários os participantes do evento que usufruíram destas atividades.
A Cápsula do Tempo foi ainda outra ideia concebida pela Comissão Organizadora. Durante várias semanas os colaboradores do INESC TEC tiveram a oportunidade de escrever uma mensagem com a visão (ou desejos) do que será a instituição daqui a 10 anos. A Cápsula foi fechada no encerramento do “Efeito Eureka” na tenda e será aberta apenas em 2025.
Foi o presidente do INESC TEC quem encerrou a sessão juntamente com a “INESC TEC Jazz Band”, que atuou para todos os presentes. A "INESC TEC Jazz Band" foi formada em 2013 exclusivamente com colaboradores do INESC TEC, são eles: Ana Paula Silva (CSIG) na voz, Gaspar Pacheco (CAP) no baixo, Rui Rodrigues (CSIG) na bateria e Pedro Campos (LIAAD) nas teclas. A atuação contou com o apoio precioso de Eduardo Magalhães, investigador do CSIG.
Terminadas as festividades na tenda, "O Efeito Eureka" continuou na baixa da cidade invicta
"O Efeito Eureka” encerrou as festividades na tenda, mas seguiu para a baixa portuense, onde decorreu o jantar no restaurante “Venham mais 5”. Recuperadas as energias, todos seguiram para o espaço cultural “Maus Hábitos”. O evento terminou com a atuação das bandas Purple Weed e Lyzzard.
Parabéns a todos!
Parabéns a toda a Comissão Organizadora e a todos que tornaram possível a realização do “Efeito Eureka”, o primeiro evento de sete que marcam as celebrações dos 30 anos do INESC no Porto. Quanto à Cápsula do Tempo que a organização idealizou, será aberta em 2025 e aí veremos se as visões e os desejos da maioria se realizam! Esperemos que sim!
O Convívio Interno do INESC TEC juntou cerca de 250 pessoas na Quinta da Eira
No dia 13 de junho a Quinta da Eira, em Penafiel, recebeu cerca de 250 pessoas, entre colaboradores do INESC TEC e respetivos familiares, num convívio que assinalou a segunda iniciativa de comemoração dos 30 anos do INESC no Porto. Situada a 35 km da cidade do Porto, em Bustelo (Penafiel), a Quinta da Eira é uma propriedade rural com cerca de 12 hectares, que se destaca pela beleza do espaço e dos seus jardins.
A chegada à Quinta, o desafio proposto e a "Linha de Apoio a Tonos"
Os colaboradores do INESC TEC e respetivas famílias chegaram à Quinta da Eira por volta das 10h00 da manhã do dia 13 de junho.
Os monitores da Quinta começaram a dividir os participantes por equipas, que foram convidadas a participar num desafio constituído por várias atividades. Foi também instituído um sistema bancário, através do qual as equipas recebiam um apoio financeiro inicial, calculado na moeda local “Eiras”, que podia ser utilizado na aquisição das atividades iniciais. A ideia era fazer com que as equipas trabalhassem na conquista do capital que cada uma das atividades permitia reunir, tendo em conta o risco e tempo necessário para o efeito.
O objetivo do desafio era tentar administrar a “fortuna” recebida, reunindo as verbas necessárias para adquirir e executar todas as atividades, no menor tempo possível.
O mote para um dia de grande diversão e de competição saudável estava dado. Para os menos astutos, a Quinta disponibilizava inclusivamente uma “Linha de Apoio a Tonos”. O BIP sabe que algumas equipas recorreram a esta linha, mas por motivos éticos de respeito às fontes de informação preferiu omitir nomes. Em defesa dos que se fizeram socorrer do número disponibilizado, o guia dado pela Quinta da Eira descrevia-a como “uma linha de valor acrescentado, onde cada impulso corresponde a uma medida da sua incompetência. Se está do outro lado da linha é porque nasceu calhau com dois olhos, um verdadeiro nabo”.
Uma manhã de trabalho em equipa
A Quinta da Eira disponibilizou um total de 21 atividades aos participantes, eram elas: arborismo, atelier das pizzas, espeleologia, jogos sem fronteiras mas com eiras, fun, jogo da memória, matrecos, passeio de trator, ping pong, prova de vinhos, fear factor, slide, survivor, talento ou tormento, tiro ao alvo, volley, 1 minuto, piscina, peddy paper e master chef.
Todas as atividades tinham um custo de participação. Algumas tinham, para além do custo, um ganho por participante ou por grupo. A chave para o sucesso era calcular as melhores relações custo benefício oferecidas pelo desafio.
Os Parabéns aos 30 anos do INESC no Porto
As atividades foram interrompidas por volta das 13h00 para um almoço com animação musical do projeto Isabel Darque, da antiga colaboradora do INESC TEC Sónia Pinto.
A atuação da banda decorreu durante todo o almoço, parou apenas para todos os presentes cantarem os parabéns aos 30 anos da instituição. O bolo, feito pela colaboradora do INESC TEC Flávia Ferreira, foi cortado pelos membros do Conselho de Administração presentes – José Manuel Mendonça, João Peças Lopes, Mário Jorge Leitão, Vladimiro Miranda, Bernardo Almada Lobo, Gabriel David e Luís Carneiro e contou ainda com a ajuda de Manuel Barros, um dos fundadores da instituição.
Também durante o almoço todos os presentes tiveram a oportunidade de rever fotografias dos colaboradores desde 1985 projetadas na parede.
A organização do convívio tratou ainda de mandar produzir uma moldura de parabéns à instituição. A adesão por parte de todos os presentes foi enorme. “Charters” de colaboradores dirigiam-se à moldura. O resultado foi mais do que espetacular para um dia mais tarde recordar.
O regresso à competição
Já com a barriga cheia os presentes voltaram às suas equipas, os que conseguiram visto que alguns simplesmente desistiram (o BIP também sabe o porquê de terem abandonado a competição, mas prefere manter, mais uma vez, o compromisso com as suas fontes de informação).
Formaram-se filas e filas para participar na atividade de slide, a única atividade que só tinha custos e nenhum benefício, para além da diversão. As equipas tinham gerido bem as suas Eiras durante a manhã para, como só os bons portugueses o sabem fazer, “esbanjar” no slide.
O fim da aventura
As atividades da Quinta da Eira encerraram por volta das 17h30. Tinha chegado a altura das equipas fazerem contas às Eiras que tinham arrecadado ao longo de todo o dia.
A medalha Quinta da Eira foi entregue à equipa “Os Incríveis”, constituída pelos seguintes elementos: Manuel Ricardo (coordenador do CTM), Olga Maria Ricardo, Nuno Ricardo, José Soeiro (investigador do CESE), Alice Marques, Marta Barbas (responsável do CG e SAAF), Luís Ferreira, David Ferreira, Sérgio Nunes (investigador do CSIG), Carla Alexandra Lopes (investigadora CSIG), Eunice Oliveira, Joana Desport Coelho e Sofia Sá (SCOM).
Em segundo lugar ficaram os “Açordas”, equipa constituída pelos seguintes elementos: Ana Paiva (investigadora CSIG), Rui Barros (investigador do CSIG), Dinis Barros e Vicente Barros, Lino Oliveira (investigador do CSIG), Carlos Aldeias (investigador do CSIG), Sandra Capelo, Lília Araújo (investigadora do CSIG), Daniel Fernandes e Paulo Melo (investigador do CSIG).
Todas as equipas se despediram da Quinta da Eira com um sorriso na cara, apesar das condições climáticas que se fizeram sentir em certas alturas do dia. Foi um dia de muito convívio entre todos, fora do registo laboral normal.
Parabéns a todos os colaboradores e famílias pela boa disposição e parabéns ao INESC TEC pelos seus 30 anos!
APANHADOS
Como assim não ganhamos isto?!?
Calminha, que nós ainda vamos ganhar mais Eiras que vocês!
Olha esta grandalhona a achar que vai conseguir dar mais voltas com o arco do que eu!
Oh pá, eu disse-te que fazermos a prova de vinho antes do almoço não era boa ideia!
Olá pessoal! Que grande convívio este!
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UP-FEUP e INESC TEC.