Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CGI, pela voz de Luís Barruncho.

Fora de Série

"... Quero agradecer a nomeação do Conselho de Administração que se traduz no reconhecimento público de um trabalho que muitas vezes passa despercebido", Vanda Ferreira (Controlo de Gestão)

A Vós a Razão

"A utilidade da investigação (fundamental e aplicada) para o desenvolvimento da economia parece-me inquestionável. (...) Colocar questões de investigação na agenda diária das empresas é ainda em muitos casos uma dificuldade.", Alexandra Marques (CESE)

Asneira Livre

"Now, Portuguese people, yes come here and listen to me well: I know that you know the basics so why do you have to drive me crazy?", Dario Messina (CESE)

Galeria do Insólito

"De facto, a sigla ECMLPKDD2015 é, em si, um problema de big data, razão pela qual a organização a quer manter em detrimento de um nome mais pomposo. Todavia, há conferências que preferiram a vertente do marketing na hora de escolher as siglas..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

Luís Barruncho, Leading DiRECTOR na Energy & Utilities Business Consulting and International Utilities Competence Center - CGI

  • "A colaboração com o INESC TEC apresenta importância máxima uma vez que é uma colaboração estratégica que permite ajudar empresas com projeção no mercado a alcançar uma vantagem extremamente competitiva através de componentes inovadoras, posicionando-as na 'linha da frente'."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

A CGI e o INESC TEC têm colaborado continuamente ao longo dos últimos anos, estabelecendo uma relação de longa data, da qual se destacam dois projetos de elevada importância: REIVE (Redes Elétricas Inteligentes com Veículos Elétricos) e Inovgrid.

Áreas de Negócio

Consultoria

Ano em que colaborou com o INESC TEC

Desde 2007.

Título do projeto

REIVE, InovGrid

Centro(s) do INESC TEC com que colaborou

CPES

Responsável pelo projeto (INESC TEC)

Vladimiro Miranda, João Peças Lopes, Manuel Matos, Tomé Saraiva

Testemunho relativo ao Projeto

O primeiro projeto da CGI com o INESC TEC consistiu no projeto europeu Inovgrid, que teve início em 2007. Dotado de um caráter inovador, o Inovgrid permitiu prover a rede elétrica de informação e equipamentos inteligentes capazes de automatizar a gestão da energia, obtendo melhorias significativas na qualidade do serviço, melhorias estas que se traduzem numa diminuição de custos, aumento da eficiência energética e aumento da sustentabilidade ambiental. Este projeto foi extraordinariamente bem sucedido, tendo tido impacto a nível internacional.

A CGI colabora continuamente com os parceiros do consórcio Inovgrid, que o INESC TEC integra.

O projeto REIVE (2010-2012), fruto de outra colaboração, teve como principal objetivo o desenvolvimento uma plataforma tecnológica inovadora para integração da gestão e controlo da rede elétrica com dispositivos de interface avançados para veículos elétricos e sistemas de microgeração. Os desenvolvimentos operados no âmbito do REIVE permitiram a definição de soluções tecnológicas adequadas para promover uma mudança progressiva e sustentada do atual paradigma da mobilidade, assim como potenciar a progressiva integração de sistemas de microgeração e energias renováveis no sistema eletroprodutor português.

O projeto REIVE envolveu parceiros com elevada importância no setor de energia nacional, tais como a REN, GALP e EFACEC. O impacto do REIVE no INESC TEC foi extremamente significativo uma vez que este projeto teve como principal resultado o “Laboratório de Microredes e Veículos Elétricos”, infraestrutura tecnológica pioneira e de caráter único em Portugal, instalado no INESC TEC.

A colaboração com o INESC TEC apresenta importância máxima uma vez que é uma colaboração estratégica que permite ajudar empresas com projeção no mercado a alcançar uma vantagem extremamente competitiva através de componentes inovadoras, posicionando-as na “linha da frente”. Esta colaboração permite ainda atingir projeção internacional e potencia a exportação de serviços, tais como o Inovgrid.

Para além destas vantagens, a colaboração com o INESC TEC garante credibilidade uma vez que se trata de uma entidade com grande visibilidade internacional, com uma forte aposta na inovação, e que tem consolidado novas áreas de intervenção.

Futuramente, perspetiva-se o desenvolvimento de novos projetos com o INESC TEC.