INESC P&D Brasil em projeto com universidades chilenas
Arrancou no mês de julho o novo projeto do INESC P&D Brasil, intitulado Proyecto MedFasee BT Chile - Observatorio de la Dinámica del Sistema Chileno, desenvolvido com a Universidad Tecnológica Metropolitana do Chile (UTEM), a Universidad de Atacama (UDA) e a Universidad de Concepción (UdeC) no Chile.
O objetivo do MedFase é proporcionar a integração de ações de investigação e desenvolvimento com universidades chilenas por forma a implementar um protótipo de sistema de medição fasorial sincronizado de baixa tensão. Através da criação de um Observatório da Dinâmica dos Sistemas Elétricos da América do Sul, será possível monitorizar o desempenho da dinâmica do sistema elétrico chileno, permitindo que o sistema funcione de uma forma mais económica e fiável.
Além do sistema, estão a ser desenvolvidas metodologias e aplicações que permitirão levar a cabo, em tempo real, registos e análises de perturbações, estimar parâmetros de linhas de transmissão, identificar modos de oscilação eletromecânica e validar modelos de simulação. Este tipo de sistema está em desenvolvimento em diversos países e representa um dos pilares tecnológicos para uma ampla utilização dos conceitos de redes elétricas inteligentes.
Este projeto tem uma duração prevista de um ano e será desenvolvido no âmbito da Rede INESC Brasil, através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do seu Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica (LabPlan). Este trabalho é o resultado direto do convénio de cooperação estabelecido entre as instituições brasileiras e chilenas com o propósito de ampliar a rede, permitindo tirar partido de sinergias nas diversas instituições que integram a Rede INESC Brasil.
Os membros do INESC P&D Brasil envolvidos neste projeto são Mauro Rosa, Alexandre Rocco, Diego Issicaba e Ildemar Decker.