Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CGI, pela voz de Luís Barruncho.

Fora de Série

"... Quero agradecer a nomeação do Conselho de Administração que se traduz no reconhecimento público de um trabalho que muitas vezes passa despercebido", Vanda Ferreira (Controlo de Gestão)

A Vós a Razão

"A utilidade da investigação (fundamental e aplicada) para o desenvolvimento da economia parece-me inquestionável. (...) Colocar questões de investigação na agenda diária das empresas é ainda em muitos casos uma dificuldade.", Alexandra Marques (CESE)

Asneira Livre

"Now, Portuguese people, yes come here and listen to me well: I know that you know the basics so why do you have to drive me crazy?", Dario Messina (CESE)

Galeria do Insólito

"De facto, a sigla ECMLPKDD2015 é, em si, um problema de big data, razão pela qual a organização a quer manter em detrimento de um nome mais pomposo. Todavia, há conferências que preferiram a vertente do marketing na hora de escolher as siglas..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC apoia organização de Escola de Verão na U.Minho

O Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC organizou, na última semana de julho, a iniciativa Computação Sem Fronteiras, uma das atividades do programa Verão no Campus 2015 da Universidade do Minho.

Esta atividade, que decorre anualmente, tem por objetivo iniciar os alunos do ensino secundário nas áreas de análise de problemas, na sua modelação abstrata e na construção de soluções algorítmicas. Mais concretamente, os alunos aprendem a programar um computador para resolver problemas complexos, ao mesmo tempo que tomavam contacto com a oferta formativa do Departamento de Informática da U.Minho.

Os alunos foram confrontados com vários problemas clássicos, nomeadamente puzzles e jogos, que implementaram em várias linguagens, mais especificamente Construct e Haskell. Receberam ainda alguma formação na área dos Sistemas Distribuídos e em programação de veículos aéreos não tripulados, mais concretamente, drones.

Foram 24 os participantes na Computação Sem Fronteiras, oriundos de várias escolas do norte do país, que mostraram a sua aptidão para a área de Informática. Na sequência desta participação, vários estudantes conseguiram vagas nas áreas de Engenharia Informática e Ciências da Computação na U.Minho.