Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CGI, pela voz de Luís Barruncho.

Fora de Série

"... Quero agradecer a nomeação do Conselho de Administração que se traduz no reconhecimento público de um trabalho que muitas vezes passa despercebido", Vanda Ferreira (Controlo de Gestão)

A Vós a Razão

"A utilidade da investigação (fundamental e aplicada) para o desenvolvimento da economia parece-me inquestionável. (...) Colocar questões de investigação na agenda diária das empresas é ainda em muitos casos uma dificuldade.", Alexandra Marques (CESE)

Asneira Livre

"Now, Portuguese people, yes come here and listen to me well: I know that you know the basics so why do you have to drive me crazy?", Dario Messina (CESE)

Galeria do Insólito

"De facto, a sigla ECMLPKDD2015 é, em si, um problema de big data, razão pela qual a organização a quer manter em detrimento de um nome mais pomposo. Todavia, há conferências que preferiram a vertente do marketing na hora de escolher as siglas..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

REGRESSO AO DESTINO

Há uma pequena notícia neste número que importa reter: pois dizem que pequenas brisas prenunciam grandes tempestades.

Dentro de alguns anos, vai se querer identificar a origem, e colocar-lhe uma data. Sugerimos que seja o dia em que o TURTLE entrou no Laboratório de Robótica do INESC TEC para os primeiros ensaios.

Recordemos: o TURTLE é um projeto visionário: construir o primeiro submarino autónomo (AUV) de águas profundas de Portugal – com ciência e engenharia portuguesas. Pela mão (ou génio criativo) dos investigadores do INESC TEC, certamente – mas também pelo labor construtivo da empresa A. Silva Matos, internacionalmente reconhecida em estruturas metalomecânicas (com aquisição de tecnologia da Ply Engineering, UK). Afinal, um submarino robótico depende de que a sua estrutura lhe proteja a inteligência.

Segue para ensaios de mar, com a Marinha portuguesa e o CINAV (Centro de Investigação Naval) – o primeiro veículo português a se preparar para visitar águas profundas, falamos de mais de mil metros, veremos quanto nesta e nas versões seguintes, três mil metros há de ser. Mas não é turismo: o TURTLE foi um projeto aprovado pela EDA (European Defense Agency) e é dual, serve propósitos civis e militares. Civis, pois é uma plataforma capaz de transportar sensores de muitas naturezas: acústicos, óticos, geomagnéticos, biológicos. Militares, pois poderá residir com autonomia de semanas no leito do oceano, espreitando por sonar a penetração de intrusos nas nossas águas.

Acompanharemos os progressos das provas de mar com emoção – é o regresso de Portugal ao seu desígnio, que agora é a Lusa Atlântida, esse imenso território de quatro milhões de quilómetros quadrados que teremos que explorar, para o legarmos às gerações vindouras.

Créditos foto: Science Daily