Galeria do Insólito
ECMLPKDD2015
A meio do mês de setembro, as notícias deram conta da ocorrência de ventos fortes acompanhados de chuva intensa que puserem o norte do país em alerta vermelho. A juntar à intempérie, a cidade do Porto foi também alvo de uma tempestade de informáticos, provenientes de vários pontos do globo, que foram vistos a passear pela zona histórica. Se a chuva e o vento podem ser atribuídos ao anticiclone dos Açores (que nestas coisas é sempre o culpado), a tempestade de informáticos fica a dever-se a uma conferência sobre Machine Learning, organizada pelo INESC TEC.
Ao que o BIP apurou, a população acolheu bem os 600 participantes na conferência e, no final, os moradores da zona até já dominavam conceitos de machine learning e data mining. No entanto, a grande fonte de discórdia foi o nome da conferência: ECMLPKDD2015. Para dona Alzira, residente na Ribeira, o nome não é original. A moradora garantiu ao BIP que o seu gatinho Tareco, semanas antes, havia escrito o “ECMLPKDD2015” ao sentar-se no teclado de um portátil. Também o senhor Inácio, dono de um talho em Miragaia, afirma já ter visto antes o nome da conferência, “Posso mostrar-lhes que ‘ECMLPKDD2015’ foi a password que me enviaram para aceder ao portal das finanças”, declarou indignado.
De facto, a sigla ECMLPKDD2015 é, em si, um problema de big data, razão pela qual a organização a quer manter em detrimento de um nome mais pomposo. Todavia, há conferências que preferiram a vertente do marketing na hora de escolher as siglas. Por exemplo, a Darpa Active Networks Conference and Exposition (DANCE) ou o Cross-Layer Optimized Wireless Networks Symposium (CLOWNS) são dois eventos que não sofrem do mal das siglas imperceptíveis.