UESP inicia projecto europeu na área das Fábricas Virtuais
Teve início no dia 1 de Setembro o projecto europeu "Holistic, extensible, scalable and standard Virtual Factory Framework (VFF)". Inserido no 7º Programa-Quadro da União Europeia, o projecto VFF pretende apoiar empresas industriais, disponibilizando ferramentas que permitam melhorar os processos de concepção, gestão, avaliação e reconfiguração de instalações fabris novas ou já existentes.
O objectivo final do projecto é potenciar o futuro da indústria Europeia, disponibilizando ferramentas que permitam simular o comportamento complexo e dinâmico de uma fábrica, ao longo do seu ciclo de vida (definindo a próxima geração de Fábricas Virtuais).
O projecto conta com a participação de 28 parceiros, entre os quais se destaca a nível nacional o INESC Porto, a Volkswagen AutoEuropa e a ATEC, e a nível internacional o ITIA (coordenador do projecto), o Fraunhofer, a Siemens PLM Software, o CEIT, o M&L Group, o RWTH-WZL, entre outros.
A reunião de arranque (kick-off) realizou-se em Milão no dia 16 de Setembro, tendo contado com a participação de Américo Azevedo da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), que será o responsável pela participação do INESC Porto neste projecto.