Um orgulho chamado INESC Porto LA
INESC no Porto celebra 25 anos com Convívio Interno no Luso
O Grande Hotel do Luso na Mealhada acolheu grande parte dos colaboradores do INESC Porto LA e famílias para um grandioso fim-de-semana de convívio, um dos pontos altos das comemorações dos 25 anos do INESC no Porto. Entre Grupos de Discussão motivacionais e actividades lúdicas (incluindo workshops de tiro com arco e um passeio pedestre pela Mata do Buçaco com guia), entregas de prémios e muita dança à mistura, este evento pretendeu fomentar um genuíno espírito de unidade, camaradagem e sentimento de pertença entre os seus colaboradores, que brindaram a este aniversário tão marcante. Parabéns a todos os Inesquianos!
Discutindo o passado e o presente a pensar no futuro
Tudo começou no sábado, dia 16 de Outubro, quando os colaboradores do INESC Porto LA rumaram em direcção ao Grande Hotel do Luso e à chegada foram encaminhados para as salas onde decorreriam, em simultâneo, cinco Grupos de Discussão subordinados ao tema “25 Anos do INESC no Porto: no passado está a história do futuro". Aqui, os colaboradores tiveram a palavra para discutirem formas de manter o grau de ‘Excelente’, o papel das instituições de interface na sustentabilidade da economia e internacionalização, a motivação interna e a produtividade, a geração de novas lideranças e modelos de governação, ou estratégias para atrair os melhores Recursos Humanos.
Depois de duas horas de debate intenso, o objectivo era sumarizar cinco "Práticas de Mudança", apresentadas aos colaboradores numa sessão final. Contando cada Grupo com um moderador, responsável por dinamizar o debate, e um rapporteur, as discussões pautaram-se pela participação extremamente activa dos colaboradores, que se uniram para apresentar críticas e soluções para traçar o futuro de um INESC Porto cada vez melhor.
Uma noite para não mais esquecer
Depois das conclusões dos Grupos de Discussão, eis que chega o primeiro momento de descontracção: um Jantar Comemorativo cheio de boa disposição. Uma combinação de gente bem-disposta, boa comida e boa bebida, aliadas a uma música para lá de agradável, e temos o ambiente perfeito. O primeiro momento alto do Jantar foi a entrega de lembranças a colaboradores que estão no INESC no Porto há 25 anos, neste caso apenas os que puderam presentes: Artur Pimenta Alves, José Silva Matos, José Ruela, Pedro Guedes de Oliveira, Manuel Matos, Eunice Ferreira, José Soeiro Ferreira, Manuel Barros, António Gaspar, César Toscano, Henrique Salgado, João Neves e Abel Costa. Logo de seguida, outro momento significativo: a distinção do colaborador mais marcante do INESC Porto, eleito democraticamente pelos colaboradores da instituição. Vencedor por larga maioria, Pedro Guedes de Oliveira, antigo presidente do INESC Porto e actual assessor da Direcção, foi visto pelos colaboradores como a pessoa mais relevante nos últimos anos da vida no INESC Porto.
Mas o melhor ainda estava para vir. Num crescendo de emoção, depois das barriguinhas cheias, a música já chamava para um pezinho de dança. E não é que a coisa começa mesmo a aquecer?! Afinal, estas ocasiões rejeitam a vergonha e todos, quase sem excepção, acabam por se soltar. E há que dizer que o INESC Porto provou ter alguns talentos escondidos: o que dizer dos nossos bailarinos que mostraram o que valiam em tudo o quanto é estilo musical? Nada é obstáculo para os nossos Inesquianos. No final ficámos sem saber se a vodka polaca que por lá apareceu esteve de algum modo relacionada com esta liberdade de movimentos a que até o nosso actual presidente, José Manuel Mendonça, e anterior presidente, Pedro Guedes de Oliveira, se renderam. Mas o que interessa isso? Afinal, what happens in Luso, stays in Luso! E a festa teria continuado pela noite dentro, não fosse o Hotel a mandar acabar os festejos. Todos para a caminha que a vida não é só rambóia!
O Luso de braços abertos
Depois de uma noite a “bombar”, o Luso acorda para um domingo ventoso, mas solarengo. Pelo menos São Pedro estava bem-disposto e sorriu para todos, mesmo para os que abusaram na noite anterior. Este era dia para relaxar. Para aqueles que se conseguiram arrastar para fora da cama, esperavam-lhes actividades para uma manhã em grande. Em primeiro lugar, um workshop de “Introdução ao Tiro com Arco Recurvo” ministrado por um colaborador do INESC Porto LA, Rodolfo Matos, que além de ser o administrador de sistemas do LIAAD (Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão), é o responsável da modalidade e da equipa de tiro com arco da Universidade do Porto. Ficámos sem saber se a pontaria dos nossos Inesquianos estava afinada ou se alguns usaram fotos dos chefes como alvos.
Os que pretendiam uma actividade mais calma relaxar o corpo e a mente, puderam usufruir de um passeio pedestre pela Mata do Buçaco, outrora local de retiro dos frades carmelitas, responsáveis pela introdução de algumas espécies de árvores que fazem desta uma floresta única. Acompanhados por um guia, os colaboradores e famílias tiveram oportunidade de visitar o Convento dos Carmelitas Descalços, passando, ao longo do percurso, por alguns miradouros de vistas fabulosas, como por exemplo, o da Cruz Alta de onde é possível avistar as serras da Lousã, Caramulo e Estrela. Fiquem descansados os menos aventureiros. Sabemos de fonte segura que ninguém se perdeu e que houve até um guia improvisado para os estrangeiros que deu largas à imaginação na narrativa, mas isso é outra história. Envolvia “príncipes” (monges) e um “castelo” (mosteiro), e mais não dizemos.
Estão todos de parabéns!
E nada como terminar o nosso convívio com um Almoço comemorativo. E estavam ainda mais algumas surpresas guardadas no baú. A alegria era contagiante e as conversas animadas. Até que, de repente, entram dois senhores de blocos e lápis em riste e começam a caricaturar alguns dos colaboradores do INESC Porto com feições assim mais dadas a essas coisas. Afinal nós temos alguns colaboradores muito sui generis. O almoço termina com um discurso de José Manuel Mendonça, presidente do INESC Porto, e José Carlos Caldeira, um dos directores da mesma instituição, que revelaram o seu orgulho por verem concretizado um evento tão sentido e especial.
Mas festa que é festa tem de ter bolo. No final do Almoço, as crianças presentes rodearam o bolo e todos cantaram em uníssono os parabéns ao INESC Porto, brindando aos próximos 25 anos. Despedimo-nos do Luso em grande: com um tremendo orgulho por fazermos parte desta instituição, com ainda mais amor à camisola, com um incrível sentimento de pertença. A todos os Inesquianos: Parabéns!
Testemunhos:
Pedro Guedes de Oliveira
“Para os que estiveram no Luso, penso que a surpresa que devo ter demonstrado ao receber do José Manuel o presente relativo a ter sido considerado "o colaborador que mais marcou a vida do INESC Porto LA" deve ter revelado quão longe eu estava de que aquilo iria suceder.
Em parte a surpresa vem de que o modo como todos, no INESC Porto, me têm tratado desde 2005, não precisa de mais nenhuma forma de homenagem. A amizade e a estima que tenho sentido, só não me fazem ficar embaraçado porque são inteiramente retribuídas.
Mas a minha contribuição já passou e agora, como também disse no Convívio, o que se está a passar, os permanentes êxitos, são mesmo mérito vosso, de todos. A minha última contribuição significativa foi ter sugerido que o José Manuel Mendonça ficasse à frente da Direcção... e aí, desculpem-me mais uma vaidade, acho que acertei em cheio!
Outra coisa que todos pudemos verificar, foi o extraordinário ambiente que lá se viveu. Nunca (mas nunca mesmo!) senti um tão forte e generalizado sentimento de pertença. Foi fantástico!
A todos vós, muito obrigado, e um sentido (e comovido) abraço.”
Cláudio Sá (LIAAD)
“Acima de tudo, para mim, foi bastante importante sentir que as nossas opiniões e sugestões são tidas em consideração pela Direcção do INESC. A comemoração dos 25 anos foi muito bem organizada e teve um ambiente de grande descontracção. Além disso, foi uma óptima oportunidade para conhecermos as caras de pessoas com quem costumamos contactar apenas por correio electrónico ou telefone. Parabéns pelo evento”.
Jorge Santos (DIL)
“Uma organização perfeita, com temas muito bem escolhidos. Foi um encontro muito produtivo, e permitiu que as pessoas se conhecessem melhor e para muitos foi uma boa maneira de conhecerem melhor a realidade INESC Porto. O jantar foi muito agradável e o convívio foi espectacular.
A caminhada foi muito boa com uma guia que sabia como cativar as pessoas. Por fim, o almoço foi mais uma vez agradável a ideia de ter o caricaturista foi simplesmente genial (não foi por ter sido eu o escolhido da minha mesa), mas é uma lembrança que fica para sempre. Parabéns pelo vosso trabalho, estão no bom caminho”.
António Paulo Moreira (ROBIS)
“Na minha opinião, correu tudo muito bem. Boa organização, bom ambiente, etc. Foi uma excelente ideia a dos grupos de discussão. Saíram ideias muito interessantes que podem contribuir positivamente para o futuro do INESC Porto. Contribuiu sem dúvida para uma maior espírito de unidade e camaradagem”.
Ireneu Dias (UOSE)
“Pela parte que pude observar e participar gostaria de elogiar a organização e coordenação geral.
Foi uma iniciativa que deveria ter continuidade, não necessariamente sempre dependente de comemorações oficiais.
O local foi uma boa escolha e o programa que pude observar foi cumprido com a flexibilidade necessária nestas situações de modo a permitir o usufruir dos momentos sem stress de horários rigorosos. Mesmo assim parece-me que os horários foram cumpridos. O convívio, a partilha de ideias e a discussão foram muito interessantes. Em resumo foi uma demonstração da cultura INESC Porto que deve ser promovida, incentivada e desenvolvida.
O INESC Porto é feito das suas pessoas e o seu sucesso dependerá da sua contribuição para o sucesso individual dos seus colaboradores. Ocasiões como estas contribuem para a formação de espírito de equipa e da cultura institucional. Parabéns”.
APANHADOS
Irão e EUA unidos pela dança!
Eh, lá...É impressão minha ou este vinho toldou-me a visão?
Ora vamos ensinar a esta malta nova como é que se dança…!
Ah, sua marota… apalpaste-me?!
Inédito! Gémeos siameses no INESC Porto!
“Apit’ó comboio, lá vai a apitar, Apit’ó comboio à beira do mar…”
Alguém desce comigo? Isto parece-me um bocado apertado para o meu gosto…
Vai acima, vai abaixo, vai ao centro e vai para dentro!
Oh, comadre, vamos ficar aqui a ver a banda passar…
Poeiraaa, poeiraaaaaaaaa, levantou poeira!
EXEMPLOS DE ALGUMAS CARICATURAS
José Ruela Mauro Rosa
Grasiela Almeida António Correia Alves
João Ferreira Rui Barros
Jaime Cardoso Jorge Santos