Trabalho sobre comunicação nas redes sociais arrecada prémio “Best Poster Award”
Os investigadores do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, Álvaro Figueira e Luciana Oliveira, arrecadaram o prémio “Best Poster Award” na conferência WEBIST’16, em Roma.
No artigo que deu origem ao poster, intitulado “Analyzing Social Media Discourse - An Approach using Semi-supervised Learning”, prevê-se um processo de aprendizagem semi-supervisionado, que compila informação extraída de redes sociais, organizando-a em estruturas que podem ser estrategicamente relevantes para a gestão das instituições/empresas.
“Atualmente existem dezenas de aplicações para realizar análise de social media que visam dotar as organizações com ferramentas informadas para a tomada de decisões”, referem os investigadores. “No entanto, estas aplicações dependem de fornecimento de informações quantitativas, ao invés de informação qualitativa que é a mais relevante e inteligível para os gestores”, acrescentam.
No artigo é ilustrado um estudo de caso onde se recolheu e analisou as mensagens, em social media, de 43 organizações que operam no Sector do Ensino Superior Público. Durante a análise, os investigadores criaram um "modelo editorial" para a classificação das mensagens em diferentes categorias. É ainda descrito em detalhe o processo de classificação automático no qual é utilizado um ensemble de seis algoritmos de text mining, que suporta este processo.
Os investigadores INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP-FCUP e IPP-ISCAP.