Artigo INESC TEC vence prémio em Espanha
O artigo “Age group differences in performance using diverse input modalities: insertion task evaluation”, da autoria de Diana Carvalho e Maximino Bessa, colaboradores do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), e de Eurico Carrapatoso, investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), venceu o Prémio Jesús Lorés para melhor trabalho de investigação. A entrega do prémio teve lugar em Salamanca, Espanha, no dia 15 de setembro.
Neste artigo os investigadores apresentam uma avaliação exploratória sobre se a idade e/ou diferentes modalidades de input influenciam o desempenho das pessoas de diferentes grupos etários (crianças, jovens e adultos) na realização de tarefas básicas, tais como a seleção, inserção ou manipulação de conteúdos. No geral, os resultados mostram que existe uma diferença estatisticamente relevante na conclusão de tarefas de inserção entre os grupos etários, havendo ainda indicação de que, mais do que a idade, o tipo de interface utilizado tem influência na eficácia e eficiência da interação.
O Prémio Jesús Lorés é atribuído anualmente ao melhor trabalho de investigação apresentado durante o congresso Asociación Interacción Persona-Ordenador.
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UTAD.