Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
MARLOS SILVA, Responsável pelo Innovation & Future Tech Exchange Hub e PELO Departamento de Granted Projects DA SONAE
-
"Acreditamos que os resultados falam por si, e o “repeat business” comprovam a afinidade das equipas do retalho da Sonae com os investigadores do INESC TEC. Os projetos em preparação e futuros elevam o nível de ambição e alargam os campos e conhecimento que temos trabalhado em conjunto onde, assim como aconteceu no passado, esperamos que os resultados sejam bastante materiais."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
Na senda do desenvolvimento de vários projetos relevantes, consideramos o INESC TEC um dos parceiros mais ativos da rede de inovação aberta para o retalho da Sonae (alimentar – Sonae MC, e especializado - Sonae SR), que conta já com mais de 300 entidades de I&D, empresas, parceiros e fornecedores, espalhados por dezenas de países.
Áreas de Negócio
Retalho
Título do projeto
LAGILE, Shortcut, GAP, PromoStock, SuperStore, Mailing Optimization, Freshpack
Unidade do INESC TEC com que colaborou
CEGI – Centro de Engenharia e Gestão Industrial
Responsáveis pelo projeto (INESC TEC)
Pedro Amorim, Bernardo Almada-Lobo, Teresa Bianchi de Aguiar, Elsa Silva, Luís Guimarães, Maria Antónia Carravilla, José Fernando Oliveira, João Pedro Pedroso, Hugo Simões, Manuel Pina Marques
Testemunho relativo aos projetos
Selecionamos 7 projetos em que cooperamos com o INESC TEC, que apresentamos a seguir:
- AGILE: desenvolvido com a Logística da Sonae MC. Teve como principal objetivo questionar a configuração dos abastecimentos usados na logística; caracterizando as restrições de fornecimento às lojas e condicionantes dos entrepostos/operações;
- ShortCut: na Sonae SR teve foco na organização e localização dos produtos nas prateleiras e no mezzanine do armazém principal;
- GAP: desenvolvido com a Direção de Espaço da Sonae MC e também com a participação da FEUP, desenvolveu uma ferramenta que permite definir o posicionamento dos artigos nas prateleiras dos supermercados, também chamado de planograma;
- PromoStock: diagnóstico do stock global e algoritmos de reaprovisionamento das promoções;
- SuperStore: projeto do Continente On-line, desenvolveu um sistema de Reaprovisionamento para uma SuperStore on-line, bem como efetuou uma análise e caracterização da procura do e-commerce (Lisboa Norte);
- Mailing Optimization: foi desenvolvido para a Sonae MC, com o intuito de otimizar as promoções no retalho alimentar;
- FreshPack: projeto do Pelouro dos Frescos na Sonae MC que teve como objetivo questionar os Ship-Pack atuais com uma análise transversal do impacto da definição destas quantidades em toda a cadeia de abastecimento - desde a receção de mercadoria nos entrepostos até à reposição na prateleira da loja.
No caso do AGILE desenvolveu-se um modelo de decisão tático que pode ser simulado a um nível operacional. Já no Shortcut foram desenvolvidas e implementadas regras para atribuição de localizações de picking, alternativas para o micro layout dos circuitos e alternativas para o macro layout das áreas.
O projeto GAP produziu uma ferramenta que é utilizada diariamente pela equipa da Direção de Espaço da Sonae, desde 2014, permitindo gerar planogramas de forma automática e otimizada, tirando partido dos métodos de otimização implementados. Simultaneamente, o GAP torna mais flexíveis a definição de regras de alocação e consequente customização dos Planogramas.
Do Promostock nasceu um modelo de previsão de vendas de campanhas promocionais e implementaram algoritmos de reaprovisionamento das campanhas.
O Superstore teve como resultados todo o desenho e especificação do sistema de aprovisionamento para a SuperStore, bem como efetuou a avaliação do sistema de aprovisionamento proposto através da simulação com impacto da futura operação na Loja de Apoio.
Por sua vez, o projeto Mailing Optimization desenvolveu um algoritmo de otimização para a alocação de cupões no mailing promocional periódico da Sonae MC.
E, com a nova metodologia desenvolvida pelo projeto FreshPack, foi possível identificar os ganhos potenciais em diversos indicadores como a quebra, a rotação e o número de encomendas processadas porque os investigadores do CEGI desenvolveram um modelo de otimização para ajudar a definir os Ship-Pack e analisar as implicações de um valor distinto por insígnia.
As perspetivas de colaborações futuras com o INESC TEC incluem desenvolver projetos em áreas de conhecimento relevantes para o retalho como a logística inversa e a economia circular, a otimização de rotas logísticas e o futuro do processo de check-out.