Artigo sobre sistema de ficheiros altamente configurável recebe Best Student Paper Award
O artigo intitulado “SafeFS: A modular architecture for secure user-space file systems (one FUSE to rule them all)”, realizado no âmbito do projeto europeu SafeCloud, desenvolvido no Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, recebeu o Best Student Paper Award na 10th ACM International Systems and Storage Conference (SYSTOR).
Rogério Pontes, aluno de doutoramento, João Paulo e Francisco Maia, pós-doutorados, e Rui Oliveira, docente da UMinho e administrador do INESC TEC, juntamente com os seus co-autores, são os investigadores envolvidos neste trabalho, que visa criar um sistema de ficheiros capaz de se adaptar a diferentes aplicações. Este sistema altamente configurável pode ser aplicado em ambientes de cloud, em computadores pessoais, bem como numa infraestrutura de IoT Internet of Things), isto é, numa panóplia de dispositivos, desde sensores a smartphones. Em cada um destes ambientes, o SafeFS é capaz de ter um ótimo desempenho, garantindo a privacidade dos dados e prevenindo eventuais perdas de informação. O sistema está assim concebido de tal modo que permite facilmente a sua integração em novos ambientes e o acréscimo de novas funcionalidades sem comprometer a integridade do mesmo.
Esta investigação insere-se no âmbito do projeto europeu SafeCloud (Secure and Resilient Cloud Architecture), que decorre até 2018 e pretende tornar os dados na cloud invioláveis, fazendo com que os atuais serviços e infraestruturas de computação em nuvem sejam seguros.
A Systor 2017 decorreu em Haifa, Israel, entre os dias 22 a 24 de maio, e teve como principal objetivo providenciar um fórum de interação entre comunidades de sistemas e de armazenamento nos meios, nos âmbitos internacional, académico e industrial, tanto para estudantes como para outros membros.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UMinho.