INESC TEC aposta na internacionalização com novos Serviço e Gabinete
A crescente internacionalização das atividades do INESC TEC, a expansão para novos mercados e a identificação de oportunidades no exterior, levaram o Conselho de Administração a criar uma nova estrutura de apoio às atividades internacionais, o Gabinete de Relações Internacionais e um novo gabinete na sua dependência com enfoque nas relações com a Índia - o Gabinete Índia.
O Serviço de Relações Internacionais tem, assim, como missão a identificação de oportunidades em mercados externos, a atração de investigadores e ainda facilitar os contactos e relações entre grupos de investigação do INESC TEC e investigadores estrangeiros.
Sob alçada deste serviço ficam assim o Gabinete Índia e o Gabinete Brasil, já formalizado em 2014, ambos com papel de mediação e cooperação.
Desde o ano passado que o Gabinete Índia vem estudando o ecossistema de investigação e educação indiano, por forma a encontrar pontos de contacto e identificar oportunidades. Este Gabinete organiza iniciativas de aculturação (como o Festival Diwali organizado já em dois anos sucessivos) e define a estratégia com vista à formalização de memorandos de entendimento e acordos de cooperação.
Já foram estabelecidos contactos com a Universidade de Goa, IIIT Bangalore e TATA industries. Está também já agendada para o mês de junho a primeira visita de instituições indianas ao INESC TEC.
O Gabinete Índia é coordenado por Vladimiro Miranda (Conselho de Administração), tem como membros Chetak Kandaswamy (do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos) e Sandra Nunes (secretariado do Conselho de Administração).
Quanto ao Gabinete Brasil, recorde-se que tem como missão organizar de forma sistemática e regular a operação de internacionalização no Brasil, com especial enfoque na identificação de oportunidades, na negociação de contratos e no acompanhamento da execução de projetos. É constituído por Vladimiro Miranda (coordenador), Paula Faria (responsável do serviço de Contabilidade e Finanças), Vanda Ferreira (controlo de Gestão), Grasiela Almeida (secretariado) e Solange Francisca Mazzaroto.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.