Offside
Lado B

Episódio com Rute Ferreira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Sonae, pela voz de Marlos Silva.

Fora de Série

"Participar de uma rede de investigadores de alto nível com alcance internacional está me dando confiança pra seguir nesse caminho." Arian Pasquali (LIAAD)

Pensar Sério

"I’m an alien, I’m a legal alien, I’m an Englishman in New York'. Não bastava ser mulher e ainda por cima bióloga marinha." Ana Paula Lima (CRAS)

Galeria do Insólito

A novidade tecnológica da AEFEUP para este ano foi a “perfect selfie” em frente ao espelho, senão vejam o crachá do Bernardo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Sessão para discutir estratégia de gestão de dados para Portugal e Espanha

Discutir a estratégia para a gestão de dados em Portugal e em Espanha. Este foi o objetivo traçado para uma iniciativa promovida no âmbito do 9º plenário da RDA - Research Data Alliance, em Barcelona, subordinado ao tema “Data Insfrastructures for Open Science”.

A sessão RDA-Iberia, que decorreu no passado dia 4 de abril, contou com organização de Cristina Ribeiro, colaboradora do CSIG - Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica do INESC TEC, juntamente com Eva Méndez da Universidade Carlos III de Madrid e com o BSC-Barcelona Supercomputing Center, em que estiveram presentes Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a sua congénere espanhola Clara Eugenia García, e o responsável pela unidade e-infrastructures da EU, Augusto Burgueño. Um grupo de investigadores selecionados de Portugal e Espanha falaram de dados nas suas áreas.

Os plenários da RDA decorrem semestralmente, em diferentes locais um pouco por todo o mundo, e juntam investigadores, cientistas, engenheiros, entre outros especialistas, com o objetivo de partilhar o trabalho desenvolvido em dezenas de grupos de trabalho e grupos de interesse e de partilhar resultados entre tecnologias, disciplinas e até países.

A RDA, criada em 2013, é uma organização comunitária que pretende disponibilizar um espaço neutro para os seus membros debaterem interesses e trabalhos comuns, no sentido de adotar infraestruturas para a promoção de partilha de dados e de resultados de investigação.

 

A investigadora mencionada na notícia tem vínculo à UP-FEUP.


Créditos foto: https://feupload.fe.up.pt