O INESC TEC NASCEU NA CIDADE DO PORTO NO DIA 6 DE MAIO DE 1985
INESC TEC: HÁ 30 ANOS A PRODUZIR CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM PORTUGAL
O INESC TEC abriu portas na cidade do Porto há 30 anos, no dia 6 de maio de 1985, no 6º andar do número 15 da Rua José Falcão, na forma de INESC Norte. O triunvirato que esteve na génese da criação do INESC TEC no Porto era composto por José António Salcedo, Joaquim Borges Gouveia e Artur Pimenta Alves, sendo que este último, 30 anos depois, continua a fazer parte da Direção. Para assinalar estas três décadas de produção de conhecimento e transferência de tecnologia, a atual direção do INESC TEC, composta por José Manuel Mendonça, presidente, Artur Pimenta Alves, João Peças Lopes, Mário Jorge Leitão e Vladimiro Miranda, diretores, pensou num conjunto de sete iniciativas de caráter científico e cultural que vão decorrer ao longo do ano 2015.
O triunvirato coordenador do INESC Norte em 1985
Da esquerda para a direita: José António Salcedo, Joaquim Borges Gouveia e Artur Pimenta Alves.
A Direção do INESC TEC em 2015
Da esquerda para a direita: José Manuel Mendonça (presidente), Artur Pimenta Alves, João Peças Lopes, Mário Jorge Leitão e Vladimiro Miranda (diretores).
Três décadas a transformar conhecimento científico em valor económico
“Ficávamos situados num andar e meio de um prédio cedido pelos TLP para o efeito, situado na rua José Falcão. Infelizmente na altura não convocamos a imprensa, não lançamos foguetes nem sequer tiramos fotografias, porque não pensávamos que estávamos a lançar as bases de uma instituição como é hoje o INESC TEC, nem sabíamos quão valioso isso seria hoje. Devo dizer-vos que era grande a responsabilidade que estávamos a assumir e grande a vontade de ter sucesso nos compromissos assumidos, por isso tudo isso estava longe das nossas preocupações...Mas conseguimos!!!”, foram estas as palavras de Artur Pimenta Alves no dia 6 de maio de 2015, 30 anos depois da inauguração das instalações em plena baixa portuense.
O INESC TEC nasceu num sistema universitário “pré Mariano Gago” e num país “sem tradição de investigação aplicada na área das engenharias”, tal como referiu também Artur Pimenta Alves em entrevista ao jornal Público, a propósito dos 30 anos da instituição.
Foi com um financiamento de 250 mil contos das empresas de comunicação existentes na altura, TLP, CTT e Marconi, que nasceu o INESC no Porto.
A primeira classificação atribuída pela FCT ao INESC Norte foi de "Muito Bom" em 1997, 12 anos depois do nascimento da instituição. Dois anos depois, em 1999, surge a atribuição de "Excelente", que voltou a ser renovada em 2014.
Ao longo das últimas 30 décadas foram levados a cabo milhares de projetos de investigação avaliada e referenciada internacionalmente, desenvolvidos trabalhos inovadores para centenas de empresas nacionais e estrangeiras e lançadas spin-offs. Em 2012 inicia-se a expansão para a América Latina, com a criação do INESC P&D Brasil.
“O INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) tem vindo a afirmar-se através de um modelo que privilegia a integração numa única instituição de atividades de investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia. O modelo de gestão integrada de uma cadeia de valor que transforma conhecimento em valor económico tem-lhe permitido ser um instrumento poderoso de articulação das universidades e politécnicos com o tecido empresarial e social ao qual prestam relevante serviço público”, tal como referiu o presidente José Manuel Mendonça, num artigo de opinião publicado no jornal Público sobre os 30 anos do INESC TEC.
Atualmente os 12 centros de I&D que formam o INESC TEC acolhem o trabalho de sete centenas de investigadores distribuídos por cinco polos, no Campus da FEUP, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no ISEP, na Universidade do Minho e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
30 anos festejados em sete iniciativas ao longo de 2015
São sete os eventos de caráter científico e cultural previstos no ano da comemoração dos 30 anos do INESC TEC.
As descrições de todos os eventos e os respetivos formulários de inscrição estão no site “30 anos INESC TEC” lançado no mês de maio.
"O Efeito Eureka"
O primeiro evento realiza-se no dia 4 de junho, no INESC TEC e na baixa do Porto, e chama-se “O Efeito Eureka”.
Esta iniciativa nasceu de um desafio lançado em janeiro de 2015 a um grupo de jovens investigadores do INESC TEC. A ideia era organizar um evento irreverente e out of the box de ciência e tecnologia para estudantes da Universidade do Porto, IPP, U. Minho e UTAD, colaboradores e antigos colaboradores da instituição. Os investigadores responderam positivamente e, no dia 4 de junho, a partir das 09h30, a Via dos Institutos do Campus da FEUP vai receber uma série de atividades ligadas à ciência e tecnologia e abertas a toda a comunidade científica e académica que pretenda assistir, desde que inscritos previamente.
O programa divide-se geograficamente por dois locais na cidade do Porto, o INESC TEC e a baixa da Invicta. De salientar, os três principais eventos que vão decorrer durante o dia na tenda: “Aprendendo a Voar”, “Desafio Social” e “Talks”.
O “Aprendendo a Voar” é um concurso de empreendedorismo que tem como objetivo dar a oportunidade aos participantes de apresentarem uma ideia com potencial de negócio. Por sua vez, para realizar o “Desafio Social” foi feito um levantamento de problemas/necessidades reais junto de ONG, IPSS e empresas sociais para perceber que tipo de soluções de cariz tecnológico as pode ajudar a resolver estes problemas. Com base nas carências solucionadas, foi lançado um desafio aos participantes, que vão apresentar as suas soluções na forma de ideias ou protótipos no dia 4 de junho. O último grande evento, as “Talks” tem como objetivo trazer ao INESC TEC o know-how, testemunho e entusiasmo de antigos colaboradores que criaram as suas próprias empresas, patentes ou spin-offs.
Para além das iniciativas descritas acima, vão decorrer ainda três atividades paralelas, são elas:
- O slide e a escalada que se vão realizar junto à entrada do edifício principal do INESC TEC;
- O concurso INESC TEC para Totós consiste numa mostra de protótipos representativos do domínio científico de atuação de cada um dos centros do instituto. Todos os visitantes vão poder responder a um quiz sobre o INESC TEC. O participante que obtiver melhor classificação recebe um tablet.
- A Cápsula do Tempo que tem como objetivo desafiar os colaboradores da instituição a idealizar o seu futuro em 2025.
Os momentos musicais vão ser vários ao longo do dia. O primeiro terá lugar no Auditório A, à hora de almoço, e vai contar com a atuação do músico Ruben Lísias, o segundo vai ocorrer no encerramento da sessão na tenda, por volta das 19h00, com a INESC TEC Jazz Band. No entanto, o evento segue para a baixa portuense e o espaço “Maus Hábitos” vai receber as bandas Lyzzard e Purple Weed.
Este evento conta com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Instituto Politécnico do Porto (ISEP) e Centro Desportivo da Universidade do Porto (CDUP).
Os organizadores, da esquerda para a direita: Duarte Viveiros, Guilherme Amaral, Samuel Moniz e Luís Guimarães (na última fila), Hélder Oliveira, Francisco Maia, Ana Rita Tedim e Abílio Pacheco (na primeira fila).
"Convívio Interno" colaboradores INESC TEC
No dia 13 de junho os colaboradores do INESC TEC vão reunir-se na Quinta da Eira, em Penafiel, para um convívio interno que inclui um conjunto de atividades, tais como o arborismo, tiro ao alvo, slide, escalada, espeleologia e jogos tradicionais, e que têm objetivo estimular a convivência entre os colaboradores e respetivas famílias e o contacto com a natureza.
Está a ser produzida uma série de 30 documentários curtos para televisão, com cerca de 10 minutos, cujo objetivo é mostrar ao público em geral 30 exemplos diários de atividade do INESC TEC com impacto económico e social narrados pelos próprios beneficiários. A RTP será a parceira do INESC TEC na exibição destes documentários.
Alguns dos temas previstos incluem o calçado, fibras e sensores, robótica marinha, robótica industrial, comunicações marítimas, IT na música, energias renováveis ou mobilidade elétrica.
“Fórum INESC TEC do outono: Economia, Investigação, Desenvolvimento e Inovação”
2015 é o ano de estreia de um ciclo de Fóruns INESC TEC a organizar no outono, anual ou bienalmente.
O primeiro Fórum realiza-se no dia 26 de outubro, no Hotel Porto Palácio, é dirigido a empresas e público em geral e vai focar a I&D e a Inovação como motores do desenvolvimento económico e social, com destaque especial, na edição deste ano, para quatro áreas:
1. Medicina e Engenharia de Sistemas: da prevenção aos cuidados intensivos
2. Revitalizar a Economia do Mar: os novos desafios e os recursos minerais no novo espaço de soberania
3. Sistemas Energéticos do Futuro: o papel da eletricidade
4. O papel da Engenharia e I+D+I nos Desafios Sociais
Em anos posteriores serão escolhidas outras áreas de atividade, com a participação de outros parceiros.
Comissão organizadora: Pedro Guedes de Oliveira (coordenador, INESC TEC e FEUP), Américo Azevedo (INESC TEC e FEUP), Augustin Olivier (INESC TEC), Bernardo Almada-Lobo (INESC TEC e FEUP), João Claro (INESC TEC e FEUP), João Paulo Cunha (INESC TEC e FEUP) e Luís Seca (INESC TEC).
Está previsto incluir no evento uma mostra de produtos colocados no mercado por empresas na sequência de colaborações com o INESC TEC.
“Concerto Digitópia” na Casa da Música
No dia 26 de outubro as comemorações terminam na Casa da Música, a partir das 21h00, com um concerto tecnológico.
No concerto Digitópia Collective os smartphones do público serão também eles parte do espetáculo. Este concerto será uma celebração do impacto da tecnologia na música e apresentará, em estreia mundial, uma parte da contribuição que o INESC TEC tem para oferecer neste domínio. A rede de centenas de smartphones e as capacidades audiovisuais de cada um deles serão exploradas como forma de aproximar o público dos performers, estabelecendo um diálogo que explora o vocabulário criado por um grupo de compositores propositadamente para a ocasião.
Vão ser apresentadas obras de Carlos Guedes (INESC TEC), José Alberto Gomes (Curador da Digitópia), Neil Leonard (Diretor Artístico do Interdisciplinary Arts Institute do Berklee College of Music e Research Affiliate do programa Art, Culture and Technology, do MIT) e Rui Penha (INESC TEC). Os intérpretes serão André Dias, Gilberto Bernardes (INESC TEC) e a Digitópia Collective.
INESC TEC em imagens: exposição
O INESC TEC e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) voltam a colaborar. Investigadores da FBAUP vão intervir nos espaços do INESC TEC para mostrar como a ciência pode ser vista a partir da arte.
As intervenções e respetivas exposições estão a cargo de uma equipa composta por Adriano Rangel (Professor Auxiliar da FBAUP), João Mariano e Joana Silva (estudantes de Doutoramento da FBAUP).
A exposição vai ser apresentada em novembro, no INESC TEC, com todos os trabalhos desenvolvidos.
“Conferência Instituições de Interface no Sistema de Ensino Superior”
Esta conferência vai realizar-se no dia 9 de dezembro, no Grande Auditório da FEUP, e é o evento de encerramento das comemorações dos 30 anos do INESC TEC.
O objetivo é criar uma oportunidade para analisar, refletir e debater o que são hoje as instituições de interface no sistema de ensino superior.
Os temas em debate procuram apresentar a perspetiva dos vários intervenientes, incluindo as unidades de ensino, as entidades reguladoras e de avaliação, o tecido empresarial e a sociedade em geral, criando desta forma a envolvente necessária que permitirá perspetivar ações futuras das instituições de interface tendo como referencial as exigências, desafios e perplexidades que caracterizam o tempo presente.
Comissão Organizadora: José Carlos Marques dos Santos (coordenador, INESC TEC e FEUP), Gabriel Torcato David (INESC TEC e FEUP), João Barroso (INESC TEC e UTAD), José Luís Santos (INESC TEC e FCUP), Luís Barbosa (INESC TEC e U.Minho) e Paula Viana (INESC TEC e ISEP-IPP).
As iniciativas dos 30 anos do INESC TEC estão a ser financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do projeto UID/EEA/50014/2013, e patrocinadas pela Kyaia (patrocínio platina), Bosch, SisTrade, REN, Generg, Nanium e Caixa Geral de Depósitos (patrocínios ouro). O INESC TEC tem como media partners o Jornal Público e a RTP.