Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Sara Lobão, Membro da Comissão Executiva DA Área Metropolitana do Porto (AMP)
-
"O INESC TEC apoiou a AMP na definição e implementação dos projetos, demonstrando conhecimento, pro-atividade, interesse e gosto pelas temáticas abordadas. No futuro, a AMP sabe que pode contar com a equipa do INESC TEC."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
O INESC TEC foi parceiro da AMP na elaboração da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT), nomeadamente ao nível dos objetivos e prioridades na área dos sistemas de informação. Posteriormente acompanhou a AMP no desenvolvimento do seu SIG.
Áreas de Negócio
Setor público/Administração local
Título dos projetos
- Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT) da AMP
– Sistemas de Informação - SIG Metropolitano da AMP
Centro do INESC TEC com que colaborou
CSIG - Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica
Responsáveis pelos projetos (INESC TEC)
António Gaspar
Paulo Monteiro
Lino Oliveira
Testemunho relativo aos projetos
O INESC TEC colaborou na definição da estratégia da AMP no âmbito dos projetos a implementar na áreas dos sistemas de informação, quer ao nível municipal quer no âmbito metropolitano.
A Área Metropolitana do Porto (AMP) desenvolveu um projeto designado ‘SIG Metropolitano da AMP’, o qual teve por objeto os serviços de adaptação dos sistemas SIG proprietários de cada município, implementando e garantindo as especificações e a interoperabilidade segundo as normas OGC e a diretiva INSPIRE. Esse projeto visou a modernização da gestão dos municípios, através da obtenção de ganhos de eficácia e eficiência.
Os objetivos do projeto foram:
- Capacitar a AMP e os municípios que a constituem para terem informação interoperável, de forma a permitir a interligação com o SIG Metropolitano da AMP seguindo a diretiva INSPIRE, para que seja possível a articulação e o desenvolvimento de projetos intermunicipais com forte impacto territorial;
- Dotar a AMP (e os municípios que a integram) de um sistema de ortofotomapas homologados, de forma a constituir no seu conjunto um sistema intermunicipal;
- Criar um sistema piloto ao nível intermunicipal, usando os ortofotomapas e a informação temática disponibilizada de forma normalizada, com recurso a interoperabilidade e em tempo real por cada um dos municípios.
A AMP iniciou assim um processo de trabalho intermunicipal que tem vindo a ser muito produtivo e útil.
O INESC TEC apoiou a AMP na definição e implementação dos projetos, demonstrando conhecimento, pro-atividade, interesse e gosto pelas temáticas abordadas.
No futuro, a AMP sabe que pode contar com a equipa do INESC TEC para os seus projetos, e com apoio nas diferentes fases e temáticas.