Conferência nacional sobre Supply Chain com tripla participação do INESC TEC
O INESC TEC esteve presente na Supply Chain Management Conference 2018 (SCM Conference), subordinada ao tema “Aproximar e ligar o mundo 4.0 à Supply Chain”, que decorreu nos dias 20 e 21 de junho em Santarém.
Ana Barros e Manuel Parente, investigadores do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) e do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI), respetivamente, foram os representantes do Instituto, em momentos distintos ao longo do evento.
A conferência de abertura esteve a cargo de Ana Barros, com o título “Cenários para as Cadeias de Abastecimento em 2030”, na qual foi dado a conhecer o projeto Europeu NEXT-NET (Next generation technologies for networked Europe), que apresenta seis cenários para as cadeias de abastecimento em 2030. Os cenários foram construídos a partir das tendências para as cadeias de abastecimento industriais do futuro, considerando seis dimensões: política, económica, social, tecnológica, jurídica e ambiental.
No segundo dia, Manuel Parente liderou a apresentação intitulada “DoubleChain - Implementando um e-marketplace em blockchain para compra sindicada”, dando a conhecer o DoubleChain, uma prova de conceito de uma blockchain voltada para a coordenação da cadeia de abastecimento, particularmente na atividade de compras suportada por uma rede descentralizada, que permite aos fornecedores colocar ou licitar encomendas e sindicar com outros compradores, ganhando assim poder negocial, entre outras vantagens.
Paralelamente ao evento, foram organizadas “meeting tables”, ou seja, reuniões temáticas, promovidas por empresas e/ou entidades do setor, com o objetivo de dar a um público selecionado informação relevante para a sua atividade. Nesse âmbito, o INESC TEC esteve responsável por duas iniciativas. A primeira foi “Implicações dos cenários em 2030 na estratégia das cadeias de abastecimento”, com duas edições, uma em cada dia do evento, ambas dedicadas ao projeto NEXT-NET, dinamizadas por Ana Barros e Pedro Senna do CESE, Kerley Pires do LIAAD e Vasco Amorim do CITE. A segunda foi “Como medir a visibilidade na cadeia de abastecimento?”, no âmbito do Projeto E4Value, com a apresentação realizada por Dario Messina do CESE de uma métrica de visibilidade que permite a qualquer empresa monitorizar este indicador de desempenho a fim de melhorar a visibilidade na sua cadeia de abastecimento.
A SCM Conference é o maior evento nacional que reúne durante dois dias, na mesma área, os profissionais de múltiplos quadrantes da Supply Chain. É uma oportunidade de gerar contactos e influências, explorar novas maneiras de pensar e de olhar para a sua atividade e conhecer decisores de mercado.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.