Offside
Lado B

"Sob um fio de lume".

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Área Metropolitana do Porto, pela voz de Sara Lobão.

Fora de Série

"Sentimo-nos bastante orgulhosos e gratos por esta distinção. Ficamos também satisfeitos em saber que o tema abordado foi muito apreciado pelos participantes." Nuno Almeida (CTM)

Pensar Sério

"Nasci no tempo da ditadura, deram-me o nome de João e sou conhecido pelo das Barbas ou como Pai Natal.", João Ferreira (CAP)

Galeria do Insólito

Andávamos a ler as tendências de RH para 2018, para perceber como podíamos atrair mais e melhores colaboradores, quando recebemos um e-mail...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de maio entraram 9 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Meios digitais desenvolvidos no INESC TEC ajudam a tratar a depressão

O projeto “iCare4Depression” (Eu cuido da Depressão), desenvolvido pelo Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, em colaboração com o ISMAI, é um trabalho inovador que combina psicoterapia frente a frente com soluções digitais móveis e de internet para apoiar o tratamento da Depressão.

A novidade deste projeto consiste na combinação de sessões presenciais de psicoterapia com aplicações móveis e plataformas web, com vista a potenciar os efeitos do tratamento e reduzir os custos associados ao mesmo.

Atualmente, o iCare4Depression está a realizar um estudo piloto a fim de testar as ferramentas digitais disponíveis e aprimorar o processo de avaliação e intervenção com estas ferramentas. Pretende-se assim, melhorar o acesso ao tratamento da depressão, reduzir os custos e potenciar a eficácia clínica, colmatando as lacunas dos tratamentos usuais. Neste momento, e no âmbito do estudo piloto, o projeto iCare4Depresssion está a aceitar inscrições de pessoas que estejam interessadas em fazer um tratamento gratuito e inovador da sua depressão clínica. O projeto disponibiliza 2 sessões de avaliação mais cerca de 16 semanas de tratamento, realizadas por profissionais especializados. As inscrições deverão ser efetuadas a partir do menu “INSCRIÇÃO” disponível no site: icare4depression.ismai.pt.

A Depressão é uma doença com um forte impacto negativo no bem-estar e no funcionamento da pessoa. Pode ser duradoura ou recorrente, prejudicando substancialmente a capacidade do indivíduo de funcionar no trabalho ou na escola ou de lidar com a vida diária. Na sua forma mais grave, a depressão pode mesmo levar ao suicídio. A nível global, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, o equivalente a 4,4% da população mundial, são afetadas por esta condição. Estes números são preocupantes e estão a aumentar a cada ano que passa (fonte: Organização Mundial da Saúde).

Trata-se de um problema de saúde com elevado impacto na saúde física e psicológica da população e que pode ser tratado e até prevenido. A questão hoje em dia prende-se em especial com o difícil acesso aos cuidados e terapias adequados. Assim, o iCare4Depression poderá ser vantajoso, pois a literatura aponta para o uso de terapia combinada (terapia face-a-face apoiada por ferramentas digitais) como uma solução promissora no combate à depressão quer em termos de custo, quer em termos de eficácia do tratamento.

Este projeto conta, entre outros, com a participação dos investigadores Artur Rocha, João Correia Lopes, José Ornelas e Paulo Quádrio.

A instituição promotora do projeto é a Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior C.R.L., através do seu Laboratório de Investigação em Psicoterapia do ISMAI, e conta, além do INESC TEC, com as seguintes instituições participantes: Centro de Psicologia da Universidade do Porto, VRIJE Universiteit Amsterdam, University of Limerick e ARS Norte.

Este projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do programa COMPETE 2020.

  

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.