INESC TEC participou em workshop internacional da rede europeia de agências de inovação
Foi no dia 30 de maio que teve lugar, no Banco Europeu de Investimento, Luxemburgo, um encontro de agências de vários países ligadas às áreas de inovação e empreendedorismo, intitulado “National agencies at the forefront of a new model for innovation support in the EU: The Funders’ Perspective”.
Organizado pela TAFTIE – The European Network of Innovation Agencies, o objetivo desta iniciativa consistiu em analisar e clarificar o papel destas agências na formulação do ecossistema respetivo, ao abrigo dos novos programas de financiamento. Estiveram representadas mais de 50 instituições europeias, num total de 86 participantes, incluindo a Comissão Europeia, que apresentou os novos instrumentos do European Innovation Council.
Catarina Maia, responsável pelo Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) do INESC TEC, foi convidada a participar num painel subordinado ao tema das spin-offs, desde a criação até à transição com sucesso para o mercado, bem como oportunidades de financiamento e transferência de tecnologia, com a comunicação intitulada “What respective roles for TTOs/innovation agencies/investors in bridging the gap”. No mesmo painel, participaram representantes de agências de ciência, agências de inovação, do Fundo Europeu de Investimento e de fundos de capital de risco.
A iniciativa foi promovida pela Task Force “Soft Power” da TAFTIE. A TAFTIE consiste numa rede de 29 organizações de 28 países europeus que tem como objetivo promover a colaboração no campo da implementação de programas tecnológicos nacionais para benefício dos respetivos governos e empresas. A participação portuguesa neste grupo é assumida pela ANI - Agência Nacional de Inovação.
A investigadora mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.