Offside
Lado B

Costume play.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da NAU21, pela voz de Rui Monteiro.

Fora de Série

E os nomeados para Fora de Série são: Artur Capela (CSIG), João Teixeira (CTM) e Sílvia Bessa (CTM).

Pensar Sério

"Para o INESC TEC um caminho longo, apenas no início. Mas também uma aposta que faz certamente sentido.", Luís Soares Barbosa (HASLab)

Galeria do Insólito

Houve um canal que, em desespero de causa, depois da saga Cristina, o que é que fez? Veio ao BIP roubar-nos o nome de uma das nossas mais queridas (e trabalhosas) secções...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de janeiro entraram 16 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

 

Nelson Ferreira, Ubiquity Technology, Senior Software Engineer

  • Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2012-2014
  • Centro do INESC TEC com que colaborou: CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais 
  • Títulos dos projetos em que participou: Newton PacPorticos (orientado pelo Eng. César Toscano), PRODUTECH (orientado pelos Engs. Pedro Ribeiro e Rui Rebelo)

Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

Desde que saí do INESC TEC, trabalho na Ubiquity Technology. Uma empresa que para mim tem um filosofia muito avant-garde, onde existe isenção de horário mas as pessoas têm responsabilidade para cumprir com as suas tarefas dentro do timeline definido. Este tipo de mindset permite uma maior flexibidade para os trabalhadores e faz com estes se sintam mais motivados e entregues aos projetos onde estão inseridos.

A minha experiência profissional tem andado sempre à volta do desenvolvimento de frameworks e software, orientada aos serviços, para várias áreas como educação, transportes, telecomunicações, entre outros.

Um dos projetos que participei, quer na parte de conceção, quer na parte de desenvolvimento, chegou inclusivé a ganhar um prémio europeu (EURIS Elite Award 2016). Era um projeto que envolvia agregar os serviços de várias universidade portuguesas num só local.

Já trabalhei como consultor para várias empresas nacionais e internacionais. Mais recentemente, estou a trabalhar remotamente em projetos para uma empresa norte-americana de transporte de matérias perigosas. Os projetos envolvem a migração de milhares de serviços para uma realidade mobile.

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

A experiência no INESC TEC ajudou-me principalmente a conhecer de forma prática como funciona o desenvolvimento de software num contexto profissional. Os meus orientadores tinham competências diferentes e eu tentei absorver o conhecimento que eles transmitiam. O Eng. César Toscano dava muita ênfase ao planeamento e documentação. O Eng. Pedro Ribeiro ensinou-me a importância da qualidade do software, a organização do código e realização de testes. O Eng. Rui Rebelo estava sempre a chamar-me a atenção para o user experience, devo dizer que nesta área ainda sou péssimo, felizmente trabalho com profissionais que são especialistas nesta área.

Acho que o INESC TEC é uma excelente oportunidade para todos aqueles que querem aprender “como se faz bem” com profissionais experientes, o valor da aquisição deste conhecimento não tem preço. 

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspetos desde a sua saída?

Sinceramente, não tenho estado muito atento a mudanças no INESC TEC pois infelizmente não me encontro em contacto com ex-colegas que ainda trabalham lá. Mas certamente que mudaram para melhor, tenho assistido a várias notícias nos media e nas redes sociais que falam sobre alguns projetos desenvolvidos no INESC TEC e não consigo esconder o meu orgulho de já ter vestido essa “camisola”.

Aproveito também a oportunidade para agradecer aos meus ex-orientadores a paciência de me terem como orientando, principalmente ao Eng. César Toscano, que me ajudou muito na elaboração da minha dissertação de mestrado.