Offside
Lado B

Costume play.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da NAU21, pela voz de Rui Monteiro.

Fora de Série

E os nomeados para Fora de Série são: Artur Capela (CSIG), João Teixeira (CTM) e Sílvia Bessa (CTM).

Pensar Sério

"Para o INESC TEC um caminho longo, apenas no início. Mas também uma aposta que faz certamente sentido.", Luís Soares Barbosa (HASLab)

Galeria do Insólito

Houve um canal que, em desespero de causa, depois da saga Cristina, o que é que fez? Veio ao BIP roubar-nos o nome de uma das nossas mais queridas (e trabalhosas) secções...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de janeiro entraram 16 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Participação do INESC TEC no projeto FAMEST

No passado dia 9 de janeiro, realizou-se, no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), a reunião geral anual do projeto mobilizador para o calçado português, designado FAMEST - Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies, que conta com o envolvimento do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC.

O projeto FAMEST reúne um consórcio de 23 empresas do setor, assim como 9 centros de investigação. Do INESC TEC participa uma equipa do CESE, que inclui os investigadores Rui Diogo Rebelo, António Correia Alves, Paulo Marques, Elder Hernández, Joana Costa e Daniela Silva.

O objetivo da equipa do INESC TEC é investigar, promover e disseminar a realidade da indústria 4.0 no setor do calçado, através de trabalhos desenvolvidos no âmbito de “Sistemas de Produção Ciber-Físicos da Indústria 4.0 para o Calçado” e “Plataforma Colaborativa Estendida para a Indústria do Calçado”. Para desenvolver estes trabalhos, o INESC TEC teve o apoio de empresas ligadas à indústria do calçado, especificamente KYAIA, JEFAR, AMF, FLOWMAT, CEI, OFICINA DE SOLUÇÕES e CTCP.

reuniao famest

Os resultados apresentados na reunião foram referentes ao primeiro ano de projeto. Na atividade “Sistemas de Produção Ciber-Físicos da Indústria 4.0 para o Calçado”, demonstrou-se em showroom as potencialidades de uma plataforma IIoT para a recolha e disponibilização de informação da máquina aos sistemas de informação, sistema RFID para a deteção e rastreabilidade do produto na linha de produção e um protótipo de um AGV para logística interna.

Na atividade “Plataforma Colaborativa Estendida para a Indústria do Calçado”, foi apresentado um modelo de referências para a gestão colaborativa estendida para a indústria do calçado, que servirá de base para o desenvolvimento das plataformas colaborativas.

 

Nota: Agradecimento a empresa Phoenix Contact por facultar o autómato OPC UA.

  

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.