Offside
Lado B

Costume play.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da NAU21, pela voz de Rui Monteiro.

Fora de Série

E os nomeados para Fora de Série são: Artur Capela (CSIG), João Teixeira (CTM) e Sílvia Bessa (CTM).

Pensar Sério

"Para o INESC TEC um caminho longo, apenas no início. Mas também uma aposta que faz certamente sentido.", Luís Soares Barbosa (HASLab)

Galeria do Insólito

Houve um canal que, em desespero de causa, depois da saga Cristina, o que é que fez? Veio ao BIP roubar-nos o nome de uma das nossas mais queridas (e trabalhosas) secções...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de janeiro entraram 16 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Ferramenta do INESC TEC permite marketing digital personalizado

PushNews - Automated Cross-Channel Orchestration for Content Distribution é o nome do projeto promovido pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) e pelo Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), do INESC TEC, que permite que a comunicação digital entre produtores e consumidores de conteúdos seja mais eficaz e eficiente.

Em parceria com a Adclick, uma empresa na área do marketing digital, este projeto teve como objetivo aumentar o envolvimento desta com as suas comunidades e audiências, na procura de um suporte que permitisse adequar a mensagem aos interesses dos variados públicos.

João Vinagre e Rui Rebelo, investigadores do LIAAD e do CESE, respetivamente, foram os coordenadores do projeto. “A ideia é fazer chegar a mensagem certa, no momento certo, ao utilizador certo, através do meio certo”, explicam.  

Até agora, as campanhas de marketing digital eram disseminadas indiscriminadamente por todos os subscritores, ou usando processos de segmentação mais ou menos manuais, independentemente das suas preferências pessoais. Com a tecnologia desenvolvida pelo INESC TEC, os subscritores recebem conteúdos personalizados, através do canal mais adequado, e à hora mais conveniente. Esta tecnologia deverá ser integrada pela Adclick numa ferramenta que vai permitir aos seus clientes a disseminação de campanhas digitais personalizadas aos subscritores dos seus websites.

Da parte do INESC TEC, foram desenvolvidos métodos de Inteligência Artificial, especificamente algoritmos, que combinam técnicas de recomendação automática de conteúdos com técnicas de processamento de linguagem natural. Estes algoritmos selecionam depois conjuntos do universo de todos os subscritores que têm uma maior probabilidade de estarem recetivos a cada uma das campanhas, com base no texto dos anúncios.

Este método consegue assim reduzir o número de mensagens enviadas, manter os níveis de recetividade globais e minimizar o número de subscrições canceladas.

Com término em dezembro de 2018, este projeto, de caráter individual, teve o apoio do programa Portugal 2020, com um financiamento total de 439.696,98€.

Mais informação em https://www.pushnews.eu/

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.