Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Rui Monteiro, CEO DA NAU21 Software for the future, Lda.
-
"O INESC TEC é uma instituição de referência, com provas dadas no campo da investigação tecnológica, contemplando nos seus quadros investigadores com enorme prestígio que nos transmite segurança e conforto para poder abraçar projetos de elevado grau de complexidade e inovação."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
A inovação assume um papel estratégico na nossa missão e tem merecido a nossa especial atenção. Neste contexto, é natural o estabelecimento de parceria com instituições de investigação tecnológica com especial incidência para a exploração da tecnologia Blockchain e Inteligência artificial.
A relação com INESC TEC iniciou-se em 2018, focada na investigação das principais plataformas de suporte à implementação de smart contracts e foi alargada recentemente ao âmbito da inteligência artificial.
O INESC TEC é uma instituição de referência, com provas dadas no campo da investigação tecnológica, contemplando nos seus quadros investigadores com enorme prestígio que nos transmite segurança e conforto para poder abraçar projetos de elevado grau de complexidade e inovação.
Áreas de Negócio
Desenvolvimento de software
Título do projeto
SIS^1 – Smart Insurance System for one-time-insurance
Centros do INESC TEC com que colaborou
HASLab - Laboratório de Software Confiável
LIAAD - Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão
Testemunho relativo ao Projeto
A NAU21 foca a sua atividade na prática de consultoria especializada e no desenvolvimento de soluções informáticas inovadoras focadas na área de negócio dos serviços financeiros, nomeadamente em Seguros. Temos analisado a aplicabilidade da tecnologia na área dos seguros, trazendo benefícios aos principais intervenientes no setor (as seguradoras, os segurados, os agentes, as resseguradoras e os brokers) através da implementação de modelos de negócio disruptivos, otimização dos processos de negócio e combate à fraude.
A colaboração com o INESC TEC iniciou em 2018 e tem como objetivo concretizar um projeto ambicioso, o SIS^1 (smart insurance system for one-time-insurance), que assenta na criação de uma plataforma distribuída e colaborativa, desenvolvida em Blockchain, com recurso à utilização de smart contracts com algoritmos informáticos que executam automaticamente os termos contratuais, beneficiando das características que a tecnologia blockchain proporciona. Basicamente, é uma tecnologia que faz o registo de dados de uma forma distribuída por todos os elementos de uma rede, reduzindo o número de intermediários e utilizando mecanismos de estabelecimento de confiança/consenso quanto aos dados guardados. Oferece integridade, transparência, imutabilidade, simplicidade e acima de tudo o princípio de “não repúdio”, fundamental quando se pretende automatizar a execução de contratos.
Alargamos a colaboração com o INESC TEC em 2019 com a incorporação de uma componente em inteligência artificial na arquitetura da solução que disponibiliza às entidades que utilizam colaborativamente a solução SIS^1, fortes benefícios dos dados recolhidos, fazendo previsões sobre acontecimentos relevantes para o seu negócio, funcionando como um “especialista” em domínios específicos.
A parceria com INESC TEC tem produzido resultados muito satisfatórios a diferentes níveis, desde logo permitindo aumentar a capacidade interna para atividades de investigação tecnológica, mas também tem tido um papel importante na identificação e incorporação de entidades de relevo para participação no projeto.
O principal objetivo com este projeto SIS^1 é contribuir de forma efetiva para a transparência e simplificação das operações de negócio, transversalmente a toda a cadeia de valor, aproximando os clientes das suas empresas. Esta aproximação irá permitir a criação de serviços e ofertas mais rápidos, mais simples e personalizados.
Acreditamos que o impacto positivo desta solução será global, face ao nível de inovação tecnológica e à capacidade que é disponibilizada aos utilizadores da solução para explorarem modelos de negócio disruptivos com elevados níveis de automatismo e combate à fraude.
Este projeto produzirá resultados interessantes ao nível científico tecnológico, nomeadamente para a comunidade de desenvolvimento de soluções em blockchain no que diz respeito à disponibilização de técnicas criptográficas para acesso aos dados em função do tipo de dados e do objetivo da sua utilização.
Opinião sobre a experiência de colaboração com o INESC TEC
A colaboração com INESC TEC tem sido bastante profícua onde se regista uma clara convergência de interesses: o interesse da NAU21 em se afirmar com um player global de referência no desenvolvimento e implementação de soluções em Blockchain, assim como o interesse do INESC TEC em aplicar conhecimento e resultados gerados na investigação em projetos de transferência de tecnologia, procurando criar valor no mercado.
Neste contexto, a experiência de colaboração com INESC TEC tem-se pautado por um interessante ambiente de cooperação. Tem-se verificado uma grande abertura, sentido crítico e disponibilidade para discutir e desenhar o use case que suporta este projeto.
O papel do INESC TEC tem sido determinante no campo da investigação científica de uma tecnologia que embora seja reconhecida como muito promissora, é ainda muito recente com poucos exemplos da sua utilização. Temos pela frente um enorme desafio na criação das condições necessárias para dotar este projeto com uma arquitetura aplicacional robusta e escalável que permita uma consistente exploração no mercado.
A forma mais avançada de utilização da tecnologia Blockchain são os denominados Smart Contracts: algoritmos informáticos que executam automaticamente os termos contratuais, verificadas as condições previamente programadas.
O desenho e desenvolvimento de soluções informáticas colaborativas com bases de dados distribuídas acarretam enormes desafios relacionados com RGPD, confidencialidade dos dados e segurança nas transações que trazem enorme pressão à arquitetura tecnológica que suporta a implementação de contratos automáticos.
Os smart contracts são a base do projeto SIS^1. Dado ainda o baixo nível de maturidade da tecnologia utilizada, é clara para nós a necessidade de apostar de forma contínua na investigação cientifico-tecnológica com uma contribuição pragmática na criação de componentes e soluções.
Contamos com a competência dos investigadores do INESC TEC para nos acompanhar nesta caminhada e estamos certos que o nosso sucesso irá permitir estar na vanguarda, no desenho e desenvolvimento de soluções em blockchain.