Offside
Lado B

Costume play.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da NAU21, pela voz de Rui Monteiro.

Fora de Série

E os nomeados para Fora de Série são: Artur Capela (CSIG), João Teixeira (CTM) e Sílvia Bessa (CTM).

Pensar Sério

"Para o INESC TEC um caminho longo, apenas no início. Mas também uma aposta que faz certamente sentido.", Luís Soares Barbosa (HASLab)

Galeria do Insólito

Houve um canal que, em desespero de causa, depois da saga Cristina, o que é que fez? Veio ao BIP roubar-nos o nome de uma das nossas mais queridas (e trabalhosas) secções...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de janeiro entraram 16 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Investigador INESC TEC vence prémio da IBM sobre Computação Quântica

Miguel Ramalho, investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, e estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), venceu o desafio “IBM Q Teach Me Quantum Challenge”, conquistando um prémio no valor de 7 mil dólares (cerca de 6 mil euros).

O “IBM Q Teach Me Quantum Challenge” é uma iniciativa que desafia os participantes a desenvolver um curso em Computação Quântica, de forma a tirar proveito das ferramentas desenvolvidas pela IBM nessa área, nomeadamente a QISKIT, uma estrutura de código aberto para promover os processadores quânticos nas áreas de pesquisa, educação e negócios, e a IBM Q Experience, que tem por base a disponibilização gratuita de processadores quânticos por parte da IBM. 

A ideia desenvolvida por Miguel Ramalho chama-se “Teach Me Quantum” (“Ensina-me Quântica”) e consiste num curso universitário de 10 semanas, que, segundo o investigador, “permite a principiantes na área de computação quântica desenvolver os seus conhecimentos enquanto põem as "mãos na massa", programando circuitos quânticos e replicando alguns dos algoritmos mais famosos, podendo executá-los em processadores quânticos reais”.

Trata-se de um curso acessível tanto a professores, que queiram pegar nos conteúdos do curso e adaptá-los para as suas unidades curriculares, como a alunos, que queiram aprender sozinhos. Para Miguel Ramalho, a parte mais interessante é ser um curso “open source e poder ser melhorado por qualquer pessoa, em qualquer lugar”. Além disso, defende que “é bom ver que ser autodidata também é uma forma viável de encarar o ensino”.

O concurso decorreu durante o ano de 2018 e contemplou quatro competições distintas, entre elas desenvolver materiais didáticos para palestras, criar tutoriais e publicar um artigo científico.

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.