Offside
Lado B

Costume play.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da NAU21, pela voz de Rui Monteiro.

Fora de Série

E os nomeados para Fora de Série são: Artur Capela (CSIG), João Teixeira (CTM) e Sílvia Bessa (CTM).

Pensar Sério

"Para o INESC TEC um caminho longo, apenas no início. Mas também uma aposta que faz certamente sentido.", Luís Soares Barbosa (HASLab)

Galeria do Insólito

Houve um canal que, em desespero de causa, depois da saga Cristina, o que é que fez? Veio ao BIP roubar-nos o nome de uma das nossas mais queridas (e trabalhosas) secções...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de janeiro entraram 16 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Prémio Fraunhofer atribuído a trabalho sobre doença na retina

O trabalho intitulado “Quantitative Assessment of Central Serous Chorioretinopathy in Angiographic Sequences of Retinal Images”, da autoria de Carlos Ferreira, Jorge Silva e Ana Maria Mendonça, colaboradores do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER), do INESC TEC, juntamente com Susana Penas, especialista em oftalmologia do Centro Hospitalar S. João e docente da FMUP, ganhou o prémio de Best Paper Award na categoria Full Papers Summarizing a Msc Thesis da Associação Fraunhofer Portugal Research.

Atribuído no 6th IEEE Portuguese Meeting on Bioengineering (ENBENG 2019), que decorreu nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, este prémio reconhece o melhor trabalho científico de utilidade prática, submetido no âmbito das áreas de atuação da Fraunhofer Portugal.

A corioretinopatia central serosa é uma doença retiniana na qual há um derrame de fluído para o espaço subretiniano, resultando em perda considerável da acuidade visual. Sequências de imagens de exames de angiografia fluoresceínica são muitas vezes usadas para análise do derrame. O trabalho consistiu numa ferramenta automática de apoio ao diagnóstico que permite detetar e segmentar os derrames, bem como caraterizar a progressão da área e da intensidade do fluído ao longo do exame.

A IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBS) é a maior sociedade internacional de engenheiros biomédicos, reunindo membros de cerca de 97 países. A EMBS em Portugal tem sido responsável pela organização da ENBENG, uma conferência bienal dedicada à engenharia biomédica, com o objetivo de promover a pesquisa em Bioengenharia e Engenharia Biomédica, aumentar a consciência para estas áreas e reforçar a cooperação entre investigadores, universidades e instituições que trabalham nesse âmbito.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.