Peritos americanos da UTEN colaboram com empreendedores portugueses
Discussão, troca de ideias e cooperação foram três palavras-chave que marcaram a visita de Laura Kilcrease e Eli Mercer, parceiros da UTEN, a Portugal na última semana de Novembro. Ao longo de uma semana intensiva de trabalho, a prestigiada Venture Capitalist e o consultor – ambos da Universidade do Texas (Austin) – trabalharam em conjunto com as principais spin-offs, serviços de transferência de tecnologia e empresas de capital de risco portuguesas que integram a UTEN. Os objectivos eram claros: partilhar know-how e contactos privilegiados e estreitar as relações com o mercado norte-americano.
TecMinho, AvePark, Spinpark, UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, IPN - Instituto Pedro Nunes, Taguspark, Ydreams e IST - Instituto Superior Técnico foram as oito instituições seleccionados para esta visita, que decorreu entre 24 e 28 de Novembro em Guimarães, Porto, Coimbra e Lisboa. Ao longo de cinco dias e 25 reuniões, cerca de 50 empreendedores portugueses tiveram a oportunidade de ser aconselhados e guiados por dois especialistas de renome internacional nas áreas de capital de risco e transferência de tecnologia: Laura Kilcrease e Eli Mercer.
Através destas reuniões e trocas de ideias informais, a UTEN pretende fomentar a cooperação e a formação e, ao mesmo tempo, minimizar o medo relativamente à concorrência em Investidores de Capital de Risco e Investidores Privados (Business Angels) em Portugal. Em última análise, pretende-se estabelecer uma ponte com o mercado norte-americano, através da formação de competências e do estabelecimento de uma rede de contactos naquele mercado.
O INESC Porto desempenha um papel de relevo no âmbito da rede UTEN, contribuindo para a promoção do empreendedorismo, incubação de empresas de base tecnológica e da actividade empresarial através de colaborações com universidades americanas.