INESC Porto acolhe 18 Bolseiros de Integração à Investigação
São 18 os Bolseiros de Integração à Investigação (BII) que o INESC Porto recebe em 2008. A Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) é a unidade que vai receber um maior número de bolseiros – nove no total -, seguida da Unidade de Engenharia e Sistemas de Produção (UESP), Unidade de Sistemas de Energia (USE) e Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), cada um com três bolseiros. A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) vai receber um BII.
Como pode ler-se no site da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), este tipo de bolsas "tem por objectivo criar condições de estímulo ao início da actividade científica e desenvolvimento de sentido crítico, criatividade e autonomia dos estudantes através da sua integração em equipas de projectos de I&D". Enquanto Laboratório Associado avaliado pela FCT, o INESC Porto enquadra-se nas instituições que podem candidatar-se a este concurso. Cada bolseiro tem um doutorado da Unidade de I&D que vai integrar, o qual supervisiona o seu projecto de investigação.
Os bolseiros foram recebidos numa cerimónia informal presidida por Vladimiro Miranda, director do INESC Porto, na qual esteve presente a maioria dos orientadores dos projectos de investigação. Depois de dar as boas vindas aos mais recentes colaboradores do INESC Porto, Vladimiro Miranda deu a conhecer o papel preponderante da instituição nas actividades de I&D, bem como nas de transferência de tecnologia para a indústria e serviços, a nível nacional e internacional.
A cerimónia foi encerrada com a assinatura do contrato dos 18 bolseiros.