Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Global Notícias, S.A., pela voz de Manuel Soares.

Fora de Série

"Gosto do trabalho que desenvolvo aqui no INESC Porto e de pertencer a um grupo de pessoas que (...) fazem desta uma instituição especial." Andreia Passos

A Vós a Razão

"Para liderarmos em termos de inovação e conhecimento temos de estar abertos ao mundo, fixar de forma permanente riqueza intelectual, e usar de forma coordenada as redes globais de conhecimento e inovação." Paulo Mendes

Asneira Livre

"...nem todos têm a sorte de começar a sua vida profissional no INESC Porto, que tem um excelente ambiente de trabalho e pessoas simpáticas e preocupadas na integração dos novos colaboradores", Pedro Castanheira

Galeria do Insólito

Depois de termos sido contratados pelo Barack Obama, chamam ao nosso presidente Jósu Mendonpa… Ainda há o caso do afamado físico Ireneu Dias que passou a Irene, assim sem intervenções cirúrgicas ou qualquer dor. Não perca estes e outros milagres!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Asneira Livre

INESC Porto como transição de ciclo

*Por Pedro Castanheira

Agradecimento ao BIP

Antes de mais, é importante iniciar este testemunho agradecendo ao BIP a oportunidade de participar. Este, na minha opinião, possui um papel preponderante na integração de novos colaboradores no INESC Porto, através da divulgação de várias notícias e rubricas, dos diversos colaboradores, das mais variadas áreas da engenharia, e não só. Também posso dizer que ler o BIP é uma excelente oportunidade para conhecer as pessoas que "fazem" o INESC Porto, sem trabalhar de perto com as mesmas e sem as conhecer pessoalmente. Assim, o BIP transforma-se também num ponto de ligação entre todos os colaboradores e cria um bom ambiente para a própria instituição.

Falando um pouco de mim…

Sou o Pedro Castanheira, um dos mais recentes colaboradores da UESP. Tenho 25 anos e estou desde Março a colaborar no projecto H-Know, que vai constituir a base do tema da minha dissertação final, inserida no último ano do Mestrado Integrado de Engenharia Informática e Computação (MIEIC), da Faculdade de Engenharia da UP.
Em relação ao curso que escolhi seguir, posso começar por dizer que foi um choque chegar a um curso como a LEIC (Licenciatura em Engenharia Informática e Computação), que mais tarde passou a MIEIC. O desconhecimento da obrigatoriedade de adopção de uma nova filosofia de estudo/vida que a LEIC obriga, provoca, em muitos dos estudantes de informática, uma quebra no interesse pelo curso, sendo que, mais tarde e na maior parte das vezes, o curso acaba por ser interiorizado e aceite pelos alunos.

A filosofia incutida neste curso leva a que o aluno saia com uma apetência profissional mais apurada, já que a integração em projectos onde existem laços empresariais começa cedo, e este é um dos factores que podem contribuir como motivação extra para levar a cabo projectos que não acabariam no fim do semestre, podendo sempre estes ter continuidade posteriormente. Apesar disso, a integração com o mundo empresarial poderia ainda ser enaltecida, com a obtenção de objectivos específicos para além dos académicos, visto que a responsabilização dos alunos em projectos empresariais traria valor acrescentado em termos académicos e de uma  melhor iniciação/preparação à experiência profissional.

Transição Vida Académica - Profissional

pesar de ainda ser estudante, posso dizer que já iniciei também a minha vida profissional, uma vez que a colaboração  com o INESC Porto faz parte do início da minha vida profissional e, ao mesmo tempo, significa o final da minha vida académica uma vez que estou a realizar a minha dissertação de final de curso.

Durante a vida académica vivemos situações que, de uma maneira ou de outra, se repetem na vida profissional e de certa forma nos preparam para a enfrentar. Esta transição significa sempre uma mudança de mentalidade, responsabilidades, objectivos, métodos, etc., mas no meu entender essa mudança a que a transição obriga é enriquecedora em termos de maturidade, pois  obriga também ao despertar para uma realidade diferente, implicando adaptações a formas de estar, de trabalhar e de conviver diferentes e que até agora estão a ser bastante construtivas.

Tenho plena consciência de que os estágios realizados durante a formação académica ou até os projectos académicos com integração empresarial são uma óptima e indispensável rampa de lançamento para o arranque da vida profissional de qualquer estudante.

Um dos pontos positivos que posso desde já realçar da experiência profissional por que estou a passar como colaborador no INESC Porto é que aqui posso e devo empenhar-me bastante para colocar em prática aquilo que desenvolvi de forma mais particular durante a faculdade. 

Projecto

Como já vim a referir, no último semestre do curso (MIEIC) existe o projecto/dissertação, que consiste na integração do aluno na vida profissional antes de finalizar a vida académica. A vinda para o INESC Porto não é por mero acaso. Muitos dos colaboradores desta instituição são também professores do MIEIC e, assim sendo, das opções que me foram apresentadas surgiram algumas hipóteses em projectos integrados no INESC Porto, mais concretamente na UESP. O projecto que mais me cativou, tanto pelas competências necessárias como pela área em que estava inserido foi o projecto H-Know, coordenado pelo Lucas Soares.
Este projecto está a ser desenvolvido por uma equipa da UESP, em colaboração com vários parceiros nacionais e internacionais. O principal objectivo do H-Know é o desenvolvimento de uma solução tecnológica de comunicação da informação, orientada para as Pequenas e Médias Empresas (PME) que inclua serviços que potenciem formação e conhecimento competitivo e inovador, e servir de base para a realização de novas redes de investigação e desenvolvimento tecnologia para as PME através da integração de conhecimento específico. Faz ainda uma introdução a uma nova abordagem na gestão do conhecimento relevante para as PME da área da Indústria da Construção, que lidem com o restauro e manutenção de edifícios, incluindo objectos de herança de valor cultural.

Mais informações

http://www2.inescporto.pt/uesp-en/news-events/news/inesc-porto-arranca-com-o-projecto-europeu-h-know

www.H-know.eu

O acolhimento

Neste testemunho é inevitável falar da recepção com que contei quando cheguei há pouco tempo ao INESC Porto. A recepção por parte das pessoas da unidade (UESP) foi bastante agradável, sendo que a integração e a aceitação como parte integrante da equipa de projecto foi quase instantânea. Obviamente que as pessoas são um alicerce bastante importante na construção e passagem da vida académica para a vida profissional  e nem todos têm a sorte de começar a sua vida profissional no INESC Porto, que tem um excelente ambiente de trabalho e pessoas simpáticas e preocupadas na integração dos novos colaboradores. Agradeço a todos os que me têm acompanhado até agora. Para terminar este testemunho, que espero não ter sido demasiado longo, despeço-me com um pouco de humor…

Aspectos interessantes

O "empregado do mês"

Um dos aspectos engraçados com que me deparei, logo nos primeiros dias, foi a distinção das personalidades que mais se destacaram nos últimos tempos, de uma maneira demasiado "a la McDonalds".

Uma aventura no Bar do INESC Porto...

Outro aspecto engraçado foi a ergonomia das mesas e bancos do Bar do INESC Porto, que obriga qualquer pessoa a comer rapidamente, correndo o risco, caso demore muito tempo, a ficar com uma corcunda ou algo pior. Acredito que seja uma maneira de "despachar" os utentes, mas realmente podiam acrescentar uns banquinhos para as mesas mais altas e colocar uns acrescentos nas mesas mais baixas.

 

* Colaborador da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP)