Spin-off do INESC Porto e FEUP leva WEB Social ao ensino básico
O projecto “Escolinhas – Plataforma Colaborativa e Social para Escolas do Ensino Básico 1/2”, liderado por Ademar Aguiar da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC), foi apresentado publicamente no dia 14 de Maio, no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
As Escolinhas destinam-se a alunos do 1º ciclo e visam promover a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos contextos curricular e extracurricular. Esta plataforma colaborativa e social deu origem a um spin-off do INESC Porto e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para assim permitir a expansão da sua utilização. Através de uma selecção de funcionalidades características da Web 2.0 – reunindo wikis, chats, blogues e redes sociais – especialmente adaptadas às crianças, os alunos podem realizar e partilhar os trabalhos que produzem nas aulas ou em casa, com colegas, pais e professores da mesma ou de outras escolas.
O projecto pretende estender-se a todo o país, tendo já cerca de 10 escolas de vários pontos de Portugal em processo de adesão. O primeiro protótipo foi traçado em 2007, tendo sido bem recebido pela Câmara do Porto e desde logo incluído no projecto “Crescer Interactivo” da autarquia. Actualmente, a plataforma Escolinhas está disponível para 8500 crianças, entre os 6 e os 12 anos, em 62 escolas do Grande Porto.
Além de Ademar Aguiar, a equipa do projecto Escolinhas conta ainda com as competências de Mário Lopes e Nuno Baldaia (ex-alunos da FEUP), bem como de Ana Ferreira e Ana Carvalho (ex-alunas da FBAUP).