Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Global Notícias, S.A., pela voz de Manuel Soares.

Fora de Série

"Gosto do trabalho que desenvolvo aqui no INESC Porto e de pertencer a um grupo de pessoas que (...) fazem desta uma instituição especial." Andreia Passos

A Vós a Razão

"Para liderarmos em termos de inovação e conhecimento temos de estar abertos ao mundo, fixar de forma permanente riqueza intelectual, e usar de forma coordenada as redes globais de conhecimento e inovação." Paulo Mendes

Asneira Livre

"...nem todos têm a sorte de começar a sua vida profissional no INESC Porto, que tem um excelente ambiente de trabalho e pessoas simpáticas e preocupadas na integração dos novos colaboradores", Pedro Castanheira

Galeria do Insólito

Depois de termos sido contratados pelo Barack Obama, chamam ao nosso presidente Jósu Mendonpa… Ainda há o caso do afamado físico Ireneu Dias que passou a Irene, assim sem intervenções cirúrgicas ou qualquer dor. Não perca estes e outros milagres!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Novo modelo de actividade científica recebe estímulos especiais

Linhas de Acção Inter-Unidades promovem INOVAÇÃO

Atento à dinâmica científica e tecnológica de Portugal e do Mundo, o INESC Porto decidiu apostar na criação de mecanismos que impulsionarão uma actividade interdisciplinar, reunindo as competências de investigadores de diferentes áreas. É neste contexto que, com estímulos financeiros especiais, serão criadas as Linhas de Acção Inter-Unidades (LAIs), uma estratégia de colaboração para as Unidades e Grupos do INESC Porto - Laboratório Associado (LA), que promoverá sinergias e trabalho conjunto em áreas de interesse comum. De olhos postos no futuro, encoraja-se a criatividade e a troca de ideias para potenciar a inovação e o pioneirismo que são a genética do instituto.

Especial 2

Seguindo a recomendação avançada pela última avaliação da Comissão de Acompanhamento Científico (CAC) de Outubro de 2008, o INESC Porto LA vai investir na complementação de competências, incentivando a investigação conjunta. Caracterizadas pela inovação e flexibilidade, as LAIs pretendem não só promover as competências residentes, mas também criar novas linhas de actividade prometem colocar o INESC Porto LA na crista dos avanços científicos.

A actual organização

O INESC Porto LA é actualmente constituído por seis Unidades e dois Grupos do Laboratório Associado (um terceiro vem a caminho), dedicando-se cada Unidade/Grupo a uma área de aplicação específica. Nesta organização existem áreas de excelência, tais como Energia ou Tecnologias de Informação, onde a criação de competências e o desenvolvimento de novos projectos é um processo natural e frequente. Existem, no entanto, outras competências, tais como a investigação operacional, os métodos de previsão, ou o machine learning, que são transversais à instituição, mas que ainda assim têm pouca visibilidade e o seu potencial não tem sido devidamente explorado.

Especial 3

Existem ainda áreas comuns no INESC Porto LA que estão presentes de forma latente onde investigadores de diferentes Unidades colaboram ocasionalmente na submissão de propostas e na possível execução de projectos.  De acordo com José Fortes, membro da CAC, nestes casos as LAIs serão o caminho para “oficializar e amplificar essas áreas actualmente um pouco "invisíveis", permitindo actividades técnicas e produtividade científica que não seriam possíveis através de esforços pontuais determinados pela dinâmica e duração de projectos ou candidaturas a projectos”.

A existência de competências complementares nas diferentes Unidades e Grupos potencia assim um tipo de acção inovadora que permite claramente identificar, motivar e divulgar actividades de investigação, assim como promover novos campos de investigação ainda não explorados. Apostando nas LAIs, o INESC Porto LA está a traçar o caminho para uma maior “visibilidade interna e externa de áreas de investigação e competências que não são aparentes ou exibidas pela actual estrutura administrativa”, revela José Fortes.

 Especial 4

As LAIs como promotoras de sinergias

A transição  do INESC Porto para o Laboratório Associado e a renovação do corpo de investigadores evidenciaram necessidades, mas também oportunidades únicas para a organização de actividades e para o lançamento de projectos em áreas técnicas que não se identificam necessariamente com as áreas administrativas actuais. Uma LAI será então uma organização virtual que associa investigadores das diferentes Unidades do INESC Porto LA e que é identificada por um tema científico ou domínio comum, com suficientes actividades sinergéticas (projectos, publicações, palestras, entre outros) que facilitem a investigação e multipliquem os benefícios de esforços individuais e colectivos de investigação.

Segundo José Fortes que, em conjunto com a Direcção do INESC Porto, “inventou” o novo conceito de LAI, aproveitando uma inspiração já avançada anteriormente por Pavel Brazdil, "ao contemplarem o trabalho conjunto, as LAIs permitem um sem-número de novas linhas de acção, nomeadamente as que se orientam para a construção e reforço de competências numa dada área científica (denominadas “science-based LAIs”) presente e relevante nas diversas Unidades e grupos do INESC Porto LA; ou as que têm como objectivo predominante a integração de saberes e o desenvolvimento de soluções (denominadas “problem-oriented LAIs”)".

Especial 5

Apresentando-se como modelos potenciadores de sinergias, as LAIs ambicionam não só promover competências do INESC Porto LA já reconhecidas nacional e internacionalmente, mas também criar novas linhas que permitam frentes de estudo inovadoras e que levem a avanços científicos e, consequentemente, à criação e estímulo de novas competências. Assim, o INESC Porto LA afirma-se cada vez mais como uma instituição transversal e interdisciplinar.

INESC Porto LA pioneiro em avanços científicos

Existem áreas potenciais que são de importância estratégica para o INESC Porto LA mas que, até agora, não se aprofundaram por falta de mecanismos que agrupassem investigadores interessados. Aqui, as LAIs funcionarão como um instrumento fulcral para a identificação de sinergias que explorem trabalho conjunto e recursos coordenados entre investigadores de Unidades/Grupos diferentes. A emergência e o desenvolvimento de novas áreas de excelência no INESC Porto LA caracterizar-se-á pelo seu carácter interdisciplinar e pelas “oportunidades de utilização antecipada de conceitos de ponta descobertos em importantes domínios de aplicação”, esclarece o mentor das LAIs.

Especial 6

Questionado sobre as áreas que podem aglomerar actividades e investigadores para a criação de LAIs, José Fortes avançou o exemplo do CRACS, LIAAD e USIC que se podem juntar para levar a cabo investigação conjunta em torno de temas como “recuperação e processamento de informação Web, sensores inteligentes, ciber-educação e computação inteligente de alta performance”.  Do mesmo modo, outras LAIs poderiam envolver investigadores das Unidades nas áreas de energia, telecomunicações e sensores ópticos, assim como do CRACS/LIAAD/USIC, “vocacionadas para o desenho e estudo de infra-estruturas inteligentes que necessitam de sensores (para capturar o estado da infra-estrutura), telecomunicações (para comunicar informação sobre esse estado), energia (como produto ou consumo da infra-estrutura) e processamento da informação (para gestão ou auto-gestão da infra-estrutura)”, exemplifica o professor. Tal LAI poderia ter como tema “sistemas ciber-físicos” ou um tema mais específico a um domínio de aplicação, como por exemplo, “redes inteligentes de energia”.

Especial 7

Para além disso, a adição de novos investigadores ao INESC Porto LA pode, na opinião de José Fortes, trazer novas oportunidades em áreas como “sensorização distribuída em tempo real, sistemas inteligentes de produção e agentes distribuídos”, áreas estas que “parecem não caber inteiramente numa só unidade administrativa”, defende. E para além da criação e consolidação de novas áreas, que mais-valias pode o INESC Porto LA tirar deste sistema? A resposta de José Fortes é clara: o INESC Porto LA irá melhorar a sua “cultura técnica e práticas de trabalho que naturalmente reforçam o seu desempenho no que respeita às métricas usadas para a sua avaliação e imagem externas, incluindo resultados científicos publicados e inovação tecnológica avançada”.

 

FAQ sobre as LAIs

Que condições são necessárias para se criar uma LAI?

Para que uma LAI seja constituída terá de ser proposta por um conjunto de investigadores de duas ou mais Unidades com um tema de interesse directo para os investigadores e, consequentemente, de interesse indirecto para as suas Unidades. O processo de estabelecimento de uma LAI pode ser financiado pelo INESC Porto LA e deve ser concluído em menos de dois anos. Uma LAI em processo de estabelecimento é denominada Pré-LAI.

É necessário redigir uma proposta formal?

A proposta de uma LAI deve ser dirigida à Direcção do INESC Porto e requer uma lista inicial dos investigadores, assim como uma descrição das sinergias resultantes do estabelecimento da LAI, mostrando o que será possível atingir com a mesma, e diferenciando-a de outras LAIs e Pré-LAIs já existentes.

Qual é a diferença entre uma Pré-LAI e uma LAI?

As Pré-LAIs são financiadas pelo INESC Porto LA de modo a cobrir despesas cujo montante total é inferior a 15 mil Euros por ano. Esse financiamento têm o objectivo de suportar actividades que claramente contribuam para a transformação duma Pré-LAI numa LAI, tais como palestras, deslocações de investigadores, fundos para disseminar actividades da LAI, ou outras despesas para a criação da mesma.

Quanto tempo pode demorar uma Pré-LAI a transformar-se em LAI?

Uma Pré-LAI tem uma duração máxima de dois anos, ao fim dos quais ou se transforma numa LAI ou é dissolvida. Uma vez estabelecida, uma LAI deve manter um nível de actividade caracterizada por certos indicadores, tais como um mínimo de cinco artigos anuais, um mínimo de três projectos e um mínimo de seis palestras (no Porto e por ano) sobre o tópico da LAIs.

Existe algum pré-requisito para a associação de investigadores para formação de uma LAI?

Não, a associação de investigadores a uma LAI é auto-determinada individualmente. A única condição de permanência numa LAI é a publicação anual de pelo menos um artigo no tópico da LAI, a participação em pelo menos um projecto na área da LAI em cada três anos e uma apresentação técnica por ano de trabalho realizado na área da LAI sob a forma de uma palestra. Uma LAI pode decidir se investigadores não incluídos na LAI podem participar pontual ou sistematicamente nas suas actividades. Dentro do espírito de flexibilidade e troca benéfica de ideias, a participação livre e fácil de outros investigadores deve ser possibilitada e encorajada.

Além dos 15 mil euros/ano, que tipo de apoio administrativo pode receber uma LAI por parte do INESC Porto?

Uma LAI tem encargos administrativos mínimos, pelo que o INESC Porto LA dará simplesmente o necessário suporte contabilístico para processamento de despesas e alocação de fundos, assim como o suporte informático para a criação de um site na Web para disseminação de actividades e interacção entre membros da LAI. As LAIs determinam o seu próprio modelo de gestão e coordenação. Com o objectivo de minimizar sobrecargas a investigadores individuais, é recomendado um modelo de liderança rotativa.

Existe algum modelo pré-estabelecido para gestão da actividade de uma LAI?

As LAIs têm grande flexibilidade em determinar como financiar as suas actividades. Um modelo possível consiste em usar fundos decorrentes de projectos na área da LAI. Neste caso, para fins de financiamento, uma LAI pode ser vista como um consórcio temático das Unidades às quais os investigadores da LAI pertencem. Este modelo naturalmente alinha benefícios de investigadores e Unidades que resultam da existência da LAI.

 

Especial 8

As recém-criadas LAIs assumem-se então como elementos fulcrais para a criação de sinergias onde o objectivo é promover a criação de novas linhas de investigação que sirvam como mote para mais inovação numa instituição onde um dos maiores objectivos é primar pela criatividade e excelência na investigação científica.

Seguindo uma estratégia colaborativa inter-unidades, e promovendo um trabalho multidisciplinar que estimula a criatividade, o INESC Porto LA assume-se cada vez mais como elemento primordial potenciador de investigação inovadora. Afirmando-se como uma instituição transversal, continua a dar passos largos no sentido de melhorar a sua visibilidade e competências a nível interno e externo.