Trabalho de investigadores da USE premiado em conferência internacional
Joel Soares e Pedro Almeida, investigadores da Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC Porto e alunos de Doutoramento no Programa MIT|Portugal, juntamente com Miguel Moreira da Silva (também aluno de Doutoramento deste programa) receberam o prémio de melhor apresentação numa conferência internacional, organizada pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, nos Açores.
O trabalho desenvolvido centrou-se no impacto dos veículos eléctricos ao nível das emissões de CO2. Desta conferência resulta também a hipótese de os bolseiros do INESC Porto verem o seu trabalho ser promovido perante a União Europeia.
O prémio é visto pelos jovens investigadores como “extremamente gratificante” e encarado como o “reconhecimento público, por professores e empresas de excelência na área das energias renováveis”, servindo de incentivo para prosseguirem as investigações na área.
O trabalho de investigação, realizado sob a orientação de João Peças Lopes, director do INESC Porto, vai de encontro à necessidade de adaptar o sector automóvel à realidade actual, na qual os recursos energéticos convencionais escasseiam, sendo essencial definir novos vectores energéticos onde a electricidade de origem “renovável” desempenha um papel crucial ou, por outras palavras, substituir os veículos convencionais por eléctricos.
Numa primeira abordagem, sem exercer qualquer tipo de controlo sobre o carregamento dos veículos, o trabalho conclui que é possível substituir 11% dos veículos convencionais por veículos eléctricos sem qualquer tipo de investimento no sistema eléctrico nacional. Numa segunda abordagem, o número de veículos que pode ser integrado numa rede, sobe para 61% se se adoptarem estratégias avançadas de controlo do carregamento das baterias (smart charging). O trabalho de investigação conclui também que a presença de veículos eléctricos traz vários benefícios ao nível da exploração de fontes de energia renovável, uma vez que evitam o desperdício de energia “limpa”. Com 61% de veículos eléctricos a substituir os veículos convencionais, as emissões de dióxido de carbono descem cerca de 20% em relação ao cenário onde não existem veículos eléctricos.